Trocar de contador

29/11/2021
trocar-de-contador

O que faz um contador?

O contador é responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa, com exceção da MEI (microempresa individual) para a preparação de balanços, declarações de renda, relatórios de faturamento e balancetes mensais. Finalmente, para assegurar uma gestão adequada em sua empresa.

A profissão mudou ao longo dos anos e hoje essa pessoa atua como consultor dentro da empresa, permitindo uma visão detalhada das despesas e receitas. Portanto, é uma peça chave para manter sua empresa saudável e legalizada.

É este especialista que administra todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias, além de desenvolver relatórios financeiros, conselhos de gerenciamento de risco sobre o controle de custos de seu fluxo de caixa.

Ele gerencia toda a contabilidade, mão-de-obra, economia, patrimônio e impostos além de desenvolver relatórios financeiros, gerenciando o custo de seu fluxo de caixa.

Qual a importância de contratar um contador para a sua empresa?

É de grande importância contratar um contador para sua empresa, pois sem essa pessoa você não pode acompanhar o que entra e sai.

Por exemplo, se houver filiais ou escritórios da empresa fora de suas instalações, é importante que eles tenham um sistema para garantir o pagamento regular de impostos. Mas não só isso, o contador seria responsável pela gestão das despesas e receitas.

Além de garantir que estes recursos sejam coletados dentro de uma empresa, é importante que eles tenham um sistema de livros contábeis para determinar as despesas e receitas.

Deve também conhecer seus direitos e deveres como funcionários de acordo com a legislação trabalhista, a partir da determinação de quanto dinheiro deve receber ao número de horas trabalhadas.

Finalmente, esta pessoa fará tudo o que estiver ao seu alcance para manter sua empresa dentro do quadro legal e gerencial. Portanto, é crucial que você contrate um profissional que possa ter total responsabilidade sobre estes processos.

Também é importante notar que um contador não pode fazer o que foi descrito aqui sem ter estudado e saber onde e como eles devem trabalhar. Isto requer um extenso treinamento e experiência, o que demonstra que esta profissão não é nada fácil!

Como saber se meu negócio requer a terceirização de um contador?

A necessidade de terceirização dependerá de vários fatores, tais como se você faz despesas em termos de bens adquiridos com cartão de crédito, etc.

Se estas situações se aplicam a você, então seria aconselhável terceirizar seu departamento de contabilidade, já que a lei estabelece que cada empresa deve manter dois conjuntos de livros: uma escrituração contábil interna que é apresentada à administração ou Conselho de Administração, e a escrituração externa que é submetida à Administração Fiscal.

Deve-se enfatizar que isto não pode ser feito por qualquer pessoa que tenha conhecimentos contábeis.

A razão é que eles devem cumprir certos requisitos para assegurar o cumprimento de todas as formalidades legais, tanto nacionais quanto internacionais, não apenas para sua empresa, mas também para você como um contribuinte individual.

É possível trocar de contador?

Sim, é possível, mas seria aconselhável verificar primeiro o motivo da mudança. Isto significa que você deve saber por que estas pessoas não correspondem mais às suas expectativas e o que exatamente elas precisam fazer para não incomodar ninguém.

Finalmente, se realmente existe um problema dentro destes processos ou se você acredita que estaria com problemas ao contratar outro contador, então pergunte-se se você está procurando treinamento nesta área? Talvez após entender o que um contador realmente faz na prática, você mesmo poderá realizar todas as atividades necessárias sem muito alarido.

Vale a pena contratar um contador?

Vale definitivamente a pena contratar um contador. Esta pessoa não só contribui para manter o controle e a ordem dentro de sua empresa, mas também mantém a conformidade legal e fiscal, assim como a gestão dos recursos financeiros da empresa.

Torna-se ainda mais necessário se você começar a contratar funcionários para trabalhar em diferentes áreas de sua empresa porque então você deve se perguntar: eu poderia gerenciar estes aspectos sozinho ou seria melhor deixá-los em outras mãos?

Finalmente, é por isso que ter um contador qualificado o encorajará a ter total responsabilidade administrativa sobre suas atividades comerciais. Será muito mais fácil para você estar sempre ciente do que está acontecendo para que, a qualquer momento, você possa tomar uma decisão com base em informações que é confiável, extensa e acima de tudo legal.

Razões para você contratar um contador

Muitos pequenos empresários não contratam um contador porque acreditam que sua empresa é muito pequena e ninguém se interessa por ela, mas isto é um erro. Há muitas razões pelas quais você deve sempre contratar um contador:

Mantenha a conformidade legal e fiscal

A lei não apenas exige que sua empresa tenha dois conjuntos de livros, o que você não pode fazer sozinho, mas também exige que você pague todos os impostos dentro do prazo. Se você não é bom em administrar dinheiro, então a melhor solução é contratar alguém que possa ajudá-lo com estes aspectos.

Atendimento ao cliente

Isto significa saber quanto dinheiro cobrar dos clientes por serviços ou produtos, para não os perder ou, ao invés disso, fazer mais perdas! É simples - se você não sabe como lidar com dinheiro, então contrate alguém que saiba

Produtividade

Seu contador pode ajudá-lo a planejar o futuro, ajudando seu negócio a crescer. Eles também são responsáveis pela elaboração de todos os relatórios financeiros necessários para a tomada de boas decisões

Familiaridade com as mudanças tecnológicas

Este é outro aspecto importante porque eles não somente serão atores-chave dentro de sua empresa ou startup, mas também lhe permitirão saber como a tecnologia pode ser vital para seu trabalho e produtividade, tanto empresas quanto indivíduos.

Uma gestão perfeita

Finalmente, isto significa ter um departamento de contabilidade qualificado porque ajuda a melhorar a moral e a disciplina dos funcionários dentro de suas funções. Como sabemos, hoje em dia não temos controle total sobre nossos funcionários, então nós precisamos de alguém que possa monitorá-los diariamente.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.