Tabela de enquadramento sindical por CNAE

16/12/2021
tabela-de-enquadramento-sindical-por-cnae

O que é a tabela de enquadramento sindical?

A tabela de enquadramento sindical é uma ferramenta utilizada para definir o perfil profissional da categoria econômica (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) usado para realização do cálculo contributivo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e da Previdência Complementar.

Quem utiliza a tabela de enquadramento sindical?

A tabela de enquadramento sindical é usada pelos empregadores para a realização do cálculo dos encargos sociais e emolumentares a serem descontados da remuneração do trabalhador. A tabela também é utilizada pela Administração Pública como base de cálculo para a concessão de benefícios previdenciários.

Como é feito o enquadramento sindical?

O enquadramento sindical é feito através da análise do CNAE da atividade econômica desenvolvida pelo trabalhador. Os códigos da tabela de enquadramento sindical estão divididos por atividades econômicas, sendo possível encontrar o código correspondente ao seu ramo de atuação.

Como é feita a tabela de enquadramento sindical?

A tabela de enquadramento sindical é formada por um conjunto de CNAE que se subdivide em atividades econômicas de acordo com o nível hierárquico definido pelos SINAES (Sistema Nacional de Atribuição de CNAE). Os códigos da tabela de enquadramento sindical estão divididos por atividades econômicas, sendo possível encontrar o código correspondente ao seu ramo de atuação.

Embora a tabela de enquadramento sindical seja composta por alguns códigos que não tenham mais atividade econômica, como os CNAE que já foram descontinuados (0711-02/00 - Investigador, perito ou assistente técnico em ciências e técnicas da informação), ela é atualizada periodicamente para contemplar as novas atividades econômicas.

A tabela de enquadramento sindical é uma importante ferramenta para o empregador, por isso é importante manter-se atualizado sobre as atividades econômicas desenvolvidas.

Quais os benefícios do enquadramento sindical?

O cálculo das contribuições é atualizado pelo valor referente aos encargos sociais e emolumentares pagos, além da atualização dos benefícios concedidos pela Previdência Social.

Sem o enquadramento sindical, os benefícios concedidos pelo INSS podem ser atualizados de acordo com a Tabela Remuneratória Mensal do Empregado - TRME.

O que acontece se o meu CNAE não estiver na tabela de enquadramento sindical?

Caso o seu CNAE não esteja na tabela de enquadramento sindical, o empregador poderá consultar a entidade representativa da categoria econômica correspondente para obter o enquadramento sindical.

Dessa forma, é importante manter-se atualizado sobre as atividades econômicas desenvolvidas, pois o enquadramento sindical é utilizado como base para o cálculo dos encargos sociais.

Quando é necessário enviar o CNAE?

O empregador deve enviar o código do CNAE ao sindicato que representa a categoria econômica da atividade econômica desenvolvida pelo trabalhador.

Quando é obrigatório manter o CNAE?

O empregador deve manter o código do CNAE informado pelo trabalhador, pois é através deste que será calculada a contribuição previdenciária. Se o código do CNAE estiver errado ou for alterado, o empregador deverá comunicar o sindicato representante da categoria econômica.

O enquadramento sindical é uma importante ferramenta para o empregador, pois através dele é possível calcular as contribuições previdenciárias, além da atualização dos benefícios concedidos pela Previdência Social.

Quais os benefícios do CNAE?

Além do cálculo das contribuições previdenciárias, o CNAE possui outros benefícios, como a facilidade na obtenção de financiamentos e acesso a programas de incentivos fiscais.

O CNAE é um código que identifica as atividades econômicas desenvolvidas pelo trabalhador. Através do seu enquadramento sindical, é possível calcular as contribuições previdenciárias, além da atualização dos benefícios concedidos pela Previdência Social.

Por isso, é importante manter-se atualizado sobre as mudanças na tabela de enquadramento sindical para garantir os benefícios previdenciários.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.