Serviços de contabilidade: porque eles servem para você?

16/6/2021
servicos-de-contabilidade

Conforme o avanço de novas tecnologias os serviços contábeis acompanham as tendências, entregando aos clientes muito mais do que as rotinas burocráticas; como abertura de empresas e entrega de obrigações acessórias, e também as obrigações tributárias, como guias de impostos.

Pois com a maior digitalização de processos e integração de dados, o contador passa a ter um papel menos operacional e mais analítico e consultivo.

Confira opções de serviços de contabilidade que pode agregar valor ao seu negócio e que talvez você não sabia que seu contador poderia fazer.

1. Serviços de contabilidade para pessoa física

Separar as contas da pessoa física e da pessoa jurídica é algo que a maioria dos empresários têm dificuldade. O escritório contábil pode além de cuidar da sua empresa, ajudar a organizar suas finanças pessoais além da declaração do Imposto de Renda.

Este serviço contábil é válido especialmente para proprietários de pequenas empresas que estão começando a entender a necessidade de separar as contas.

2. Consultoria financeira empresarial

Todos sabem que a contabilidade possui diversas informações financeiras da empresa, desde os mínimos valores desembolsados do caixa até altos valores de aplicações financeiras. Assim, uma gestão financeira ajuda a empresa a gerir melhor o dinheiro. Evitando entrar em situações de endividamento insustentáveis.

3. Alteração contratual

As empresas estão em constante mudança e, dependendo da alteração, ela deve ser realizada também no contrato social.

Eis algumas das principais alterações contratuais que o escritório de contabilidade pode fazer:

  • Razão social
  • Nome fantasia
  • Sócios
  • Capital social
  • Objeto social
  • Endereço empresarial.

Além de alterar o contrato social, o contador pode fazer toda a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos demais órgãos competentes quando necessário.

4. Controle patrimonial

Sempre que ocorre uma compra de imobilizado, os empresários enviam as notas fiscais para imobilizar os itens e começar a depreciação.

Mas o controle patrimonial vai muito além disso, abrangendo todos os ativos tangíveis e intangíveis da empresa.

Além disso, há impacto na apuração de impostos por manter itens imobilizados indevidamente.

Seu contador também pode recuperar tributos, definir uma política de controle e baixa de imobilizados.

5. Planejamento tributário

O planejamento tributário deve ser feito anualmente pelas empresas, para garantir o enquadramento no regime tributário correto como simples nacional, lucro presumido ou lucro real.

O trabalho abrange a análise do mapa fiscal, revisão de tributos federais e operações com o exterior, revisão previdenciária, incentivos fiscais e até mesmo reengenharia societária (fusão, cisão ou incorporação de novas empresas).

Além disso, o processo é fundamental para saber qual valor aproximado será devido de impostos mensalmente, e otimizar a estratégia tributária do negócio.

Mas a verdade é que poucas empresas realmente fazem esse planejamento, e esse é mais um dos serviços de contabilidade que agregam valor a sua empresa.

6. Contabilidade digital

Como vimos, as novas tecnologias são decisivas para o avanço dos serviços de contabilidade, em especial a inteligência artificial e computação em nuvem.

As duas inovações podem ser combinadas em um mesmo sistema, que permita o acesso 100% online às informações das empresas e acompanhamento das rotinas contábeis em tempo real.

Assim, a contabilidade digital é a solução ideal para empreendedores que precisam de agilidade e praticidade no atendimento, e querem estar conectados diretamente aos seus contadores.

Com a correria do dia a dia, resolver tudo em um ambiente online é a forma mais prática de administrar o negócio, tanto para o contador quanto para o cliente.

Além de facilitar o envio das informações, ter uma plataforma em nuvem, permite que você trabalhe de onde desejar – basta ter acesso à internet.

Outro ponto essencial é a facilidade em fornecer informações de apoio à tomada de decisão, por meio de gráficos amigáveis que são facilmente compreendidos.

7. Business Valuation

O valuation é um serviço que estima o valor de uma empresa de forma resumida, somando modelos quantitativos à percepção de mercado.

Ao compreender o valor real do negócio, o empresário pode definir os rumos da empresa com mais segurança e solucionar problemas que geram suas deficiências.

Além disso, o valuation é essencial para negociar com investidores e sócios.

Para esse serviço, é necessário estimar fluxo de caixa da empresa, definir taxa de desconto, risco da empresa e outros aspectos do mercado que posicionam a empresa em seu segmento.

8. Terceirização do financeiro

A terceirização do financeiro é uma tendência crescente entre as empresas, que só têm a ganhar ao delegar às finanças ao contador de confiança.

Além disso, o contador fica responsável por encontrar soluções para os problemas financeiros do cliente, com total controle sobre as movimentações e mais flexibilidade para sugerir ideias.

Dicas de Contabilidade

Não manter uma organização contábil adequada é o mesmo que se perder dentro dos processos de gerenciamento e direcionar a empresa para a falência. Embora seja uma atividade burocrática e nem todos os pequenos empresários e gestores de negócios gostem de realizá-la, é muito importante prestar atenção na contabilidade de todos os setores. Aqui você encontra dez dicas de contabilidade e como manter a empresa organizada.

1. Contrate um escritório de contabilidade

Não adianta tentar fugir dessa premissa se você não entende de contabilidade. Um profissional com formação na área, além de realizar as tarefas rotineiras da contabilidade, poderá orientá-lo para possíveis equívocos na gestão contábil.

2. Separe as contas da empresa das contas pessoais

Não é à toa que quando um negócio é aberto ele é chamado de pessoa jurídica. Isso quer dizer que a partir de agora existe uma pessoa física com seus compromissos financeiros e uma pessoa jurídica que também possui compromissos financeiros. Por isso, é importante separar as contas para evitar que uma utilize recursos da outra sem saber exatamente pra onde foi o dinheiro.

3. Diga não à procrastinação

Sempre que uma fatura for paga ou uma conta for recebida, deve-se imediatamente ser dirigida para a contabilidade realizar o cálculo. Jogar os extratos e os recebíveis num canto pode significar o extravio desses documentos importantes na hora de fechar a contabilidade. Não deixe nada para depois.

4. Colabore com o contabilista

Isso significa ser proativo e não esperar um telefonema do escritório para solicitar a documentação e as notas para elaborar a contabilidade. Repasse todas as informações e documentação necessárias antes de acabar o mês para que tudo fique dentro da normalidade. Uma contabilidade atrasada poderá comprometer o pagamento de impostos e, consequentemente, gerar multas e outras penalidades para empresa.

5. Faça análises periódicas

É preciso analisar a contabilidade ao menos uma vez ao mês. Essa atitude possibilita a correção de uma curva, caso seja detectada a tempo.

6. Não utilize recursos sem os devidos lançamentos

Caso precise utilizar algum recurso financeiro do caixa da empresa, deve informar essa retirada para a contabilidade e descontar dos pró labores no final do mês. Dessa forma, evita furos e mal entendidos na hora de analisar a gestão contábil. Considere essa retirada como um empréstimo e faça isso apenas em último caso.

7. Mantenha os documentos da empresa

Apesar do escritório de contabilidade precisar utilizar todos os documentos da empresa para efetuar os lançamentos, eles devem ser mantidos em arquivos no escritório da própria empresa. Isso vale para todos os contratos, notas fiscais, extratos bancários e tudo o que se refere à contabilidade da empresa.

8. Quanto mais simples melhor

A simplicidade é uma grande aliada da contabilidade. Nem sempre é necessário fazer uma análise copiosa de item por item, mas é preciso uma compreensão global da saída e entrada de recursos financeiros na empresa. A gestão de produtos e cálculos relativos ao faturamento e lucro de cada um já mostrarão outros detalhes

9. Utilize serviços automatizados

Isso vale para folha de pagamentos, emissão de nota fiscal, geração de boletos e recebimento de faturas. Essa automatização facilita a comunicação entre a empresa e o escritório de contabilidade, além de agilizar todo o processo de gestão contábil.

10. Utilize um software de gestão e procure utilizar serviços online

Um programa para lançar todos os dados do dia a dia da empresa ajuda a acelerar o processo contábil. Com essas informações, é possível repassar os dados online para o escritório de contabilidade. Busque a simplicidade e a segurança na hora de realizar a gestão contábil da sua empresa.

Contabilidade é mais do que essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio e uma contabilidade organizada significa a compreensão global da saúde financeira da sua empresa. Pense nisso!

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.