Quanto vale a minha Empresa?

24/1/2022
quanto-vale-a-minha-empresa

Primeiramente, o que você deve entender sobre o valor de uma empresa é sua percepção de mercado, chamada Valuation. E isso significa que não há um cálculo exato a se definir, pois depende de quem estamos falando, já que cada um tem uma percepção diferente.

Realizar uma análise financeira de uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Mas, mesmo assim, os resultados podem ser variáveis, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.

Por isso, é muito importante que você conheça bem sua empresa, considerando seus riscos e oportunidades, e questionando se o valor, que acionistas, administradores e administradoras enxergam, é o mesmo percebido pelo mercado.

O que é Valuation?

Valuation é uma poderosa ferramenta para estimar o preço de uma empresa à venda, e também o processo mais comum para que investidores e empresários investiguem quanto vale uma determinada empresa no mercado de ações.

Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento ao definir premissas e selecionar fontes de dados.

Por isso, para determinar o preço justo, os empresários e investidores costumam utilizar a experiência de um avaliador ou corretor de negócios, que podem fazer uso de diferentes métodos ou abordagens de avaliação.

Sendo três as abordagens mais empregadas no valuation:

  1. Fluxo de Caixa Descontado

Por sua maior exatidão em comparação com os demais métodos, o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é o mais famoso na avaliação de empresas, sendo considerado pela maioria dos especialistas como a melhor forma de avaliar um negócio.

A principal ideia por trás desse método é que a empresa vale aquilo que ela é capaz de gerar para seus futuros sócios. Ou seja, uma empresa só teria valor se fosse capaz de gerar lucros futuros aos seus proprietários.

Mas para que essa metodologia funcione a empresa precisa ter seu fluxo de caixa organizado, e é por conta disso que alguns empresários contratam um corretor de negócios ou avaliador para esse trabalho.

  2. Valor Patrimonial

Outro método é avaliar a empresa utilizando o Valor Patrimonial do negócio, ou seja, calcular o valor de seus ativos tangíveis e intangíveis.

Logo em seguida, calcule os passivos, que são as contas a pagar, as dívidas, passivos trabalhistas e tributários. Assim, você obterá o valor dos ativos e o valor dos passivos em suas mãos.

Em seguida junte todos os ativos e os subtraia com os passivos, gerando o valor patrimonial da empresa.

  3. Múltiplos de Mercado

A ideia na qual essa metodologia se baseia é que os negócios iguais têm valores próximos. Por isso, esse utiliza-se da comparação de valor entre empresas parecidas. Por exemplo, empresas do mesmo setor.

Essa é uma forma considerada mais simples e fácil de calcular quanto vale uma empresa. Por conta de não se atentar às especificidades da empresa avaliada, levando esse método a ser o menos exato.

Para realizar o cálculo de múltiplos, primeiramente, precisa-se definir quais serão os indicadores a se comparar. Os principais deles são:

  • Lucro – Realiza o cálculo do Preço por ação (P) dividido pelo Lucro por ação (L) e compara com outras empresas;
  • Receita – É a menos influenciada pelas regras contábeis e está na primeira linha do resultado;
  • Valor patrimonial – É o valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa;
  • Faturamento – Esse é um múltiplo muito comum que estabelece o preço a partir do faturamento de um período. Por exemplo, no Brasil, é muito comum ouvir que uma padaria vale entre 5 ou 7 vezes o seu faturamento mensal.

É bom salientar que os múltiplos não são constantes, pois mudando de acordo com o setor e localização da empresa, dentre outros fatores.

Contrate uma assessoria contábil para te ajudar!

Se você é um empreendedor ou gerente de uma pequena empresa, o tipo de trabalho que seu contador lhe proporcionará é essencial para manter registros e faturamento adequados dos clientes.

Mas mesmo que você não tenha nenhum problema com esta área, é sempre aconselhável contratar uma empresa de contabilidade porque profissionais que sabem como administrar suas finanças podem fazer sugestões sobre:

  • Implicações fiscais e mudanças na legislação que podem afetar seu negócio;
  • Podem fazer perguntas sobre relatórios financeiros recebidos de bancos ou investidores;
  • Podem ajudá-lo a comprar novos equipamentos ou até mesmo comprar uma casa.

E como todas estas atividades são realizadas por pessoas especializadas que compreendem os fatores que as influenciam, você mesmo economiza tempo valioso para tentar encontrar informações.

O que deve ser feito antes de contratar uma empresa de contabilidade?

Para contratar uma empresa de contabilidade é importante que você esteja ciente do que ela pode oferecer. Por isso, é essencial fazer uma pesquisa sobre as diversas empresas do seu segmento. Depois, avalie as propostas para escolher a melhor empresa.

Ao contratar uma empresa de contabilidade, é preciso ter consciência de quanto você pode investir no serviço. Por isso, verifique as informações sobre os honorários e os pacotes oferecidos. Assim, você poderá avaliar se o serviço é adequado para as suas necessidades.

É importante lembrar que a contratação de uma empresa de contabilidade é um processo contínuo. Isso significa que você deve revisar os serviços periodicamente para garantir que eles continuam sendo adequados para as suas necessidades.

Como escolher a melhor empresa de contabilidade?

Quando você estiver procurando a melhor empresa de contabilidade, é essencial que você saiba quais serviços estão incluídos em seu portfólio. Você também pode querer perguntar a seus parceiros comerciais ou amigos que tenham trabalhado com qualquer uma destas empresas.

Você pode encontrar informações sobre eles em seus websites. Se eles não oferecerem este serviço, talvez não possam ajudá-lo com tudo o que você precisa, portanto, seria melhor procurar em outro lugar.

É importante lembrar que ao selecionar um contador, concentre-se nos benefícios - eles poupam tempo, dinheiro e dores de cabeça de sua empresa?

Por que contratar a Solução Group?

A Solução Group conta com serviços personalizados de acordo com as suas necessidades. Além disso, os funcionários são experientes e capazes de assessorá-lo em todos os aspectos relacionados à sua empresa.

Conosco você está livre de preocupações desnecessárias já que seus dados são armazenados em um sistema seguro e confiável (SAP), que podemos acessar a qualquer momento.

Além disso, cuidamos de tudo para que você não tenha que se preocupar com mais nada!

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.