O que significa a sigla CNES?

20/12/2021
o-que-significa-a-sigla-cnes

O que é o CNES?

O CNES é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, um banco de dados que reúne informações sobre clínicas e consultórios médicos cadastrados em todo o Brasil.

Esse cadastro é de grande importância para o controle da saúde no Brasil, pois possibilita que o governo tenha um maior controle sobre os estabelecimentos de saúde e possa monitorar as atividades desenvolvidas por eles.

Para se cadastrar no CNES, os estabelecimentos de saúde devem preencher um formulário e apresentar diversos documentos, como a licença de funcionamento expedida pelo órgão municipal responsável pela saúde, o CNPJ e o contrato social.

O CNES é atualizado periodicamente pelo Ministério da Saúde, que verifica as informações cadastradas e realiza eventuais alterações. Todos os estabelecimentos de saúde devem estar cadastrados no CNES, sob pena de serem multados.

Como funciona o CNES?

O cadastro no CNES é dividido em três categorias: clínicas e consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e hospitais. Cada categoria possui seus próprios critérios de cadastro e pode ser consultada clicando na aba correspondente.

Além disso, o CNES também oferece diversos serviços, como o de busca de estabelecimentos por nome, município ou categoria. Também é possível consultar os dados cadastrais de um determinado estabelecimento clicando em uma consulta clínica.

Como consultar o CNES?

Para fazer a consulta do cadastro, basta clicar no link "Consultas" que foi disponibilizado com os critérios de busca para cada categoria. Será possível realizar a consulta por estabelecimento, CNPJ, município ou nome do proprietário.

Além disso, é possível exportar os dados da consulta para um arquivo no formato Excel clicando no botão "Exportar para Excel".

Quais as vantagens do CNES?

A principal vantagem do CNES é permitir que o governo tenha um maior controle sobre os estabelecimentos de saúde e possa monitorar as atividades desenvolvidas por eles. Como o CNES é atualizado periodicamente, seus dados também estão sempre atualizados.

Além disso, o CNES possibilita que clínicas cadastrem seus serviços para oferecerem ao público em geral. Isso é especialmente útil na hora de fazer uma busca pelo tipo de clínica desejada, como clínicas de dermatologia ou clínica de ginecologia.

Dessa forma é possível encontrar facilmente clínicas que ofereçam determinados serviços com base na categoria procurada. Além disso, clínicas cadastradas no CNES podem realizar a busca de pacientes clicando em consulta clínica.

Quais as armadilhas do CNES?

Por se tratar de um banco de dados público, não é possível alterar ou apagar os dados cadastrados no CNES. Além disso, os estabelecimentos de saúde que não estiverem cadastrados no CNES podem sofrer sanções administrativas.

Qual é o objetivo do CNES?

O CNES tem como objetivo oferecer informações relevantes e atualizadas sobre clínicas médicas no Brasil, bem como facilitar a vida dos usuários do serviço.

Os principais benefícios do cadastro são o acesso às informações sobre estabelecimentos de saúde, segurança no momento da escolha de um clínico e facilidade no contato com clínicas e consultórios médicos.

O CNES não deve ser confundido com o CEP, que é uma abreviatura usada para identificar um endereço postal no Brasil.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.