O que é o número CNES?

16/12/2021
o-que-e-o-numero-cnes

O que é o CNES?

O número cnes é um código de identificação de estabelecimentos de saúde. Ele é composto por 11 dígitos e serve para identificar hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde no Brasil.

O cnes é gerado pelo Ministério da Saúde e pode ser consultado gratuitamente na internet. Ele é usado para registrar os atendimentos prestados pelos estabelecimentos de saúde e para emitir os dados estatísticos sobre a saúde no Brasil.

Esse código de identificação é útil para os pacientes, que podem usá-lo para verificar se o estabelecimento de saúde em que foram atendidos está cadastrado no Ministério da Saúde.

Por que é importante o CNES?

O cnes é importante porque permite ao Ministério da Saúde identificar o estabelecimento de saúde que realizou determinado atendimento. Com isso, é possível avaliar o trabalho dos hospitais e clínicas e também saber quais procedimentos são mais realizados pelas instituições.

Por exemplo, se você foi atendido em um hospital público e o código do hospital descrito na sua ficha é igual a 0288-036745-5, então sabemos que o atendimento foi realizado no Hospital Regional de Sobradinho, que está cadastrado no Sistema Único de Saúde.

Como consultar o CNES?

Para verificar qual é o código do hospital em que você foi atendido, basta acessar o site do Ministério da Saúde e digitar seu nome completo e o seu CPF. Depois, clique em "Consultar".

Como o código do hospital é gerado?

O código é formado por 11 dígitos e representa quatro partes. A primeira parte do cnes (1-3 dígitos) identifica o estado de atendimento (ou seja, todos os hospitais que atenderam pacientes no estado do Rio de Janeiro terão o mesmo código inicial).

A segunda parte (4-6 dígitos) é formada pelo Código de Identificação de Entidade (CIE), que identifica o estabelecimento de saúde. O cie é composto por quatro números e é gerado pelo Ministério da Saúde.

A terceira parte (7-8 dígitos) identifica o tipo de estabelecimento de saúde. A quarta parte (9-11 dígitos) é formada pelo número do CNPJ do estabelecimento de saúde.

Quais os benefícios do CNES?

O cnes traz diversos benefícios para o Ministério da Saúde, como a melhoria na qualidade dos dados estatísticos sobre a saúde no Brasil. Também permite o controle e a avaliação dos serviços de saúde prestados pelos hospitais e clínicas.

Além disso, o código é útil para os pacientes, que podem usá-lo para verificar se o estabelecimento de saúde em que foram atendidos está cadastrado no Ministério da Saúde.

Importante:

O código do estabelecimento de saúde é informado na ficha do paciente. No entanto, o nome desse estabelecimento não é exibido no sistema. Você pode pedir ao seu médico que anote o nome do hospital, clínica ou laboratório na sua ficha.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.