O que é contabilista?

31/8/2021
o-que-e-contabilista

Para tirar todas as dúvidas acerca de contabilidade, devemos começar não só por seus conceitos de contas a pagar, contas a receber, ativo ou passivo, mas também, o que é o contabilista.

O que o contabilista faz? Quanto ganha e quais são suas vantagens dentro do mercado de trabalho? Com este artigo, poderá tirar todas as dúvidas acerca do que este profissional é.

O que é contabilista?

O contabilista é o profissional que atua em ciências contábeis, popularmente é conhecido como contador o profissional superior formado, enquanto que, o contabilista é o profissional formado em curso técnico.

Porém, mantenha-se atento, pois esse termo designa todos os profissionais que atuam no setor contábil, ou seja, bacharéis, técnicos e tecnólogos.

O que faz um contabilista?

O contabilista é o profissional que desempenha algumas funções de contador. Sendo auxiliar ou responsável pela gestão de empresas, controladoria e auditoria. Esse profissional está sempre atrelado às áreas financeira, econômica e patrimonial da empresa ou de sua própria organização.

Atua principalmente com abertura de empresas, organizar e recomendar determinados regimes tributários, criação e elaboração de relatórios e balanços, e também realizar perícias e auditorias contábeis.

Como técnico, ele auxilia principalmente nas análises de contas e despesas, prestação de contas, cálculo de impostos, registros e lançamentos. A atuação deste profissional, portanto, fica mais restrita devido ao ensino que é formado: superior ou técnico, o técnico não pode fazer perícia ou auditoria.

Importância de ter um contabilista em sua empresa

Ter este profissional em sua equipe empresarial é ter a certeza que não passará por tantos problemas, afinal o contabilista evita a presença deles para que a saúde financeira de sua empresa esteja sempre em dia.

As funções do contabilista são evitar o atraso das ordens de pagamentos, gestão diária da empresa, entrega de declarações de impostos obrigatórios.

Ele, inclusive, poderá ajudar você em sua primeira abertura de empresa, escolhendo qual é o regime tributário mais em conta para o seu modelo de negócio.

Ter um contabilista é dar atenção em suas análises e observações para que a empresa não entre em apuros financeiros, econômicos e administrativos.

Vantagens de ser um contabilista

Toda profissão tem suas vantagens e desvantagens, mas é claro, vamos ressaltar as melhores coisas de ser um contabilista, como:

  • Amplo mercado de trabalho;
  • Diferentes especializações ao seu dispor;
  • Independente de experiência, os ingressantes estão aptos a exercer a função;
  • Trabalho como autônomo;
  • Consultorias especializadas;

Além de não ter apenas uma especialização para escolher, você tem a seu dispor a necessidade de todos os ramos empresariais precisarem de um contabilista. Desde para consultar qual o primeiro passo deve ser feito, bem como manter sua empresa livre de multas ou quaisquer déficits financeiros que poderão aparecer caso negligencie seu setor contábil.

Desvantagens de ser um contabilista

Como toda profissão, há uma pequena desvantagem nessa profissão:

  • Organização de ponta em ponta, se você odeia isso, então não é um bom cargo para você;
  • Estressante, se lidar com números e burocracias não for a sua parte favorita, não adianta ingressar;
  • Pouco reconhecimento, os contabilistas em nível médio possuem muita dificuldade em ser reconhecido como profissional da ciências exatas, isso vale para os técnicos desta área.

Por ser de ensino médio/técnico poucos possuem familiaridade com o curso, portanto, há pequenos empecilhos para obter o reconhecimento. Visto que não é apenas o diploma que faz o profissional, mas sua capacidade de lidar com as situações que a profissão o coloca.

Quando consultar um contabilista?

Se você já é um empresário é recomendado que tenha um departamento contábil e financeiro próprio, mas terceirizar o serviço não será uma má ideia desde que seja um parceiro capacitado na área.

Porém, mesmo se não for um empresário, você poderá consultar o contabilista para fornecer informações quanto ao melhor regime tributário para você, o que é adequado para sua situação econômica e também, auxiliar a fazer a declaração de imposto de renda.

Procure um contabilista sempre que:

  • Tiver dúvidas com o que fazer com suas finanças e declarações de impostos;
  • Organizar suas finanças;
  • Encontrar qual é o empecilho em suas aplicações financeiras;
  • Quais papeladas são essenciais para evitar burocracias por falta de conhecimento ou prática.

O contabilista estará sempre disposto a auxiliar você nas questões tributárias e de lançamento, portanto leve todas as suas dúvidas para ele poder respondê-las adequadamente.

Qual é o perfil do contabilista?

Esse profissional exibe um perfil singular, dizer que deverá ser apenas atencioso é um equívoco (apesar de ser essencial), portanto esse profissional é além disso.

Este profissional tem o olhar crítico e nato para encontrar problemas, resiliência para trabalhar sob pressão e com erros que poderão acontecer e que deverão ser encontrados, também possui boa comunicação tanto para explicar relatórios financeiros, conversar com clientes, realizar negociações, quanto para dar ênfase em sua posição na tomada de decisão.

A firmeza e flexibilidade deste profissional permite que o trabalho seja aperfeiçoado a todo momento, deixando cada mais qualidade em seus relatórios e, claro, registrando as movimentações relevantes para que suas planilhas e demonstrações contábeis constem as informações necessárias e viáveis.

É claro que a organização deve estar em sua personalidade e gosto para que, ao ter que organizar papeladas, registrar números e documentações possa ter prazer de fazê-lo. O cansaço habitual de lidar com a contabilidade deve ser apenas o cansaço de um trabalho, mas não o desprazer de exercer a função.

Portanto, ao contratar um contabilista para sua empresa saiba que ele não é, necessariamente, um contador. Embora não possa fazer auditorias e realizar perícias, ele poderá realizar e orientar da melhor forma regimes tributários, fazer lançamentos de contas a pagar ou a receber em sistemas ERP, bem como, confirmar lançamentos e comprovantes recebidos.

Tê-lo em sua empresa ou organizando suas finanças é ter a certeza que não entrará em maiores apuros financeiros por conta do desconhecimento das diversas DAS que poderão chegar em seu departamento, bem como, a declaração de impostos não serão mais tão difíceis. Ele encontrará uma forma do seu dinheiro pessoal render através do descobrimento do que tem sido o empecilho para isso.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.