O que é contabilidade e qual sua importância?

29/6/2021
o-que-e-contabilidade

Se você tem dúvidas sobre o que é a área de contabilidade, o que os contadores fazem e como é feito o trabalho deste ramo, continue a leitura neste artigo! Aqui você vai aprender um pouco mais sobre esta profissão tão importante na vida de muitas pessoas e empresas.

Com o passar do tempo, a contabilidade evoluiu e começou a aprimorar e gerenciar todas as informações importantes para uma empresa se tornar mais assertiva em seus negócios e tomada de decisão.

Sendo assim, é essencial ter a participação de contadores para que a sua empresa consiga alcançar resultados cada vez melhores, projetando o crescimento do seu negócio de forma estratégica!

O que é contabilidade?

A contabilidade é a ciência que estuda, explica e pratica as funções em relação aos fenômenos que afetam o patrimônio das empresas públicas ou privadas e pessoas físicas ou jurídicas. O patrimônio das entidades é o conjunto de bens, direitos e obrigações que elas possuem.

A palavra contabilidade significa “área científica teórica e/ou prática que estuda os métodos e técnicas usados para calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, companhia ou empresa.

É por meio da contabilidade que se fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão, seja para dentro da empresa ou para fora. Essa função é feita através de estudos, interpretações, registros e controle do Patrimônio.

Objetivo da contabilidade

O objetivo da contabilidade é registrar e analisar todos os fatos que possuem relação com a formação, movimentação e variações do patrimônio.

Após este processo, a função é de assegurar seu controle e fornecer as informações necessárias para a ação administrativa e também para os seus proprietários e outras pessoas relacionadas.

Ou seja, todas essas informações são registradas em forma de relatório para que os interessados tenham conhecimento de como está a situação da empresa e, a partir disso, os relatórios são analisados para que se possa ter as tomadas de decisões em relação aos próximos acontecimentos.

Dessa forma, é possível concluir que a contabilidade é responsável pelo registro em livros próprios, ação também conhecida como escrituração, e a apuração dos resultados.

E é através disso que encontram-se as condições para compreender o lucro ou prejuízo em um determinado período. Sendo assim, a contabilidade é a profissão que cuida da área financeira da empresa.

Quem são os contadores?

Os contadores são os profissionais da área da contabilidade, geralmente trabalham ou são proprietários de escritório de contabilidade. São pessoas formadas em Ciências Contábeis ou Contabilidade com aprovação no Exame de Suficiência e registrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Ramos da Contabilidade

A área de atuação da contabilidade é muito ampla, por isso, é possível encontrar diversos ramos, como contabilidade pública, gerencial, administrativa, empresarial, entre outros. Confira abaixo uma breve explicação sobre algumas destas áreas.

Contabilidade Pública

A Contabilidade Pública é a área que mantém o controle permanente do patrimônio público. Está relacionada à administração direta e indireta, incluindo os órgãos do governo, as empresas públicas, as sociedades de economia mista, as agências regulamentadoras, as autarquias e as fundações.

Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial é a área em que os contadores atuam, principalmente, na criação do planejamento estratégico. Utiliza-se dados financeiros para produzir relatórios que são fundamentais no processo de tomada de decisão.

Contabilidade Empresarial

A Contabilidade Empresarial é a área em que se envolvem todos os processos contábeis necessários para que a empresa consiga operar em pleno funcionamento e de acordo com a legislação governamental.

As áreas da contabilidade podem ser úteis em diversos ramos, seja público ou privado, podendo servir à pessoa jurídica ou física de maneira certeira, uma vez que estuda, analisa e registra as informações sobre as movimentações econômica financeira que ocorrem e atuam também na tomada de decisão para eventos futuros.

Contabilidade e Empresas

Você sabe qual é a importância da contabilidade dentro de uma empresa? Para quem acha que não precisa se preocupar com essa área, está muito enganado!

A empresa é uma organização que movimenta a atividade econômica, por isso, é essencial a participação de contadores capacitados para cuidar do financeiro da sua empresa, uma vez que 60% das empresas fecham com menos de cinco anos ativa, segundo o IBGE.

Sendo assim, é determinante a atuação da contabilidade para administrar as finanças de uma empresa, fazendo com que ela permaneça no mercado e consiga crescer. Dessa forma, é possível manter-se dentro das exigências da lei e da Receita Federal, evitando o risco de ser punida e até mesmo fechada.

Demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis são demonstrações expositivas. Elas são utilizadas para reunir os fatos para obter maiores informações. São documentos que a empresa precisa elaborar e divulgar, com o objetivo de representar o fluxo contábil e financeiro que ocorreu em determinado período.

As demonstrações contábeis são obrigatórias para algumas empresas, por isso é importante fazer esse expositivo para que seja uma forma de orientar os administradores, dando o devido auxílio nas tomadas de decisões quando se compara ao período e fases que já passaram.

Outro ponto importante na divulgação das demonstrações contábeis é que os sócios e os acionistas têm a oportunidade de analisar o crescimento da empresa e demonstrarem interesse em investimento.

Vale lembrar que a divulgação das demonstrações contábeis é obrigatória, segundo a lei 6404/76 para as empresas de sociedade por ações, para o público que tem interesse, como acionistas ou sócios.

Importância da Contabilidade

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e, com isso, a contabilidade ganha cada vez mais espaço. Com o crescimento de empresas, entidades e corporações, cresce também a busca por contadores eficientes e capazes de trabalhar com diversas informações necessárias e decisivas para o patrimônio das entidades.

Por isso, espera-se que o contador esteja cada vez mais capacitado para atender demandas globais, sem perder os conhecimentos profissionais para atuar em sua localidade também.

Sendo assim, nota-se que a contabilidade é uma profissão em expansão, alcançando diversos tipos de pessoas e empresas e, principalmente, sendo a base que sustenta, analisa e registra os relatórios econômicos e financeiros delas.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.