O que é a planilha de fluxo de caixa?

31/8/2021
o-que-e-a-planilha-de-fluxo-de-caixa

A planilha de fluxo de caixa é uma planilha fundamental no dia a dia para empresas de pequeno, médio e grande porte (incluindo, os MEI’s) que precisam e querem alavancar ou saber a saúde financeira de seu negócio, inclusive, fazer uma boa gestão financeira para que tenha uma excelente previsão é uma tarefa difícil, mas incrível.

Porém, desde estudantes à leigos e profissionais do assunto possuem algumas dúvidas acerca do assunto que, é claro, não pode haver dúvidas por falta de certeza ou pela ignorância.

Para isso, ao longo do artigo vamos falar tudo que você precisa saber sobre o fluxo de caixa: o que é, qual sua importância, quais suas vantagens e o que o profissional encarregado de fazê-lo deve estar atento.

O que é Planilha de Fluxo de Caixa?

A planilha de fluxo de caixa é, como o próprio nome diz, uma planilha cujos valores de entrada e saída, receita, despesas, vendas e todos os detalhes pertinentes para a análise e previsão que, posteriormente, irá realizar. Quanto mais registros no fluxo de caixa, melhor.

O fluxo de caixa serve para mostrar os resultados que o caixa obteve em um determinado período, podendo ser:

  • Fluxo de caixa diário;
  • Fluxo de caixa mensal;
  • Fluxo de caixa semestral;
  • Fluxo de caixa anual.

Cada planilha mostrará uma determinada informação daquele período com os registros colocados nela.

A Importância do Fluxo de Caixa

A importância desta planilha deve ser partilhada para que, desde estudantes até leigos, não pequem em detalhes preciosos. A planilha de fluxo de caixa é uma planilha de controle financeiro que visa estabelecer a visualização de informações de um determinado período que a empresa precisa para ter uma tomada de decisão e saber principalmente como está a saúde financeira do negócio.

Vantagens da Planilha de Fluxo de Caixa

Principais vantagens de ter a planilha de fluxo de caixa como a planilha de controle em seu negócio, é:

  • Resultados precisos - independentemente de ser diário, mensal ou quinzenal, esta planilha de controle oferece ao seu negócio a oportunidade de visualizar resultados essenciais;
  • Facilidade e manuseio dos registros e dados; a planilha oferece maior facilidade de encontrar dados e registros sobre folha de pagamentos, empréstimos ou entradas e saídas que julgar importantes;
  • Facilidade de contabilização e organização financeira, através desta planilha você poderá ter controle de todas as movimentações que entraram e saíram de seu estoque, bem como toda a movimentação do dinheiro, principalmente para a conta a pagar;
  • Melhor planejamento financeiro, ter o melhor planejamento financeiro e controle de estoque garante que a saúde financeira da empresa seja eficaz tanto para uma tomada de decisão rápida quanto para manter a estabilidade financeira do negócio.

O que não pode faltar na planilha de fluxo de caixa

Quanto mais informações, melhor. Mas, há informações que são imprescindíveis, portanto fique atentos a elas:

  • Contas a receber, como pagamentos de clientes. Um detalhe importante: as contas a receber irão entrar como receitas na planilha de fluxo de caixa.
  • Contas a pagar, como o pagamento de fornecedores e financiamentos. Na planilha de fluxo de caixa as contas a pagar serão despesas, elas podem ser fixas ou variáveis, mantenha-se atento apenas ao que cada uma delas é para não fazer uma movimentação ou lançamento errado.
  • Lucros, os lucros são todos os ganhos que a empresa obteve, como as vendas. É importante que registre todas as movimentações para ter um resultado mais detalhado.
  • Prejuízos/observações, os prejuízos são as perdas que toda empresa tem em um determinado período ou questão, portanto mantenha-se atento a isso.

Mas, principalmente o gestor financeiro deverá manter-se atento quanto às observações, podendo ser em lucro, contas a pagar, contas a receber ou qualquer detalhe que não pode ser deixado despercebido.

Qual é o perfil deste profissional?

O profissional desta área deve apresentar não só o senso de análise, mas também possuir ser atento aos prazos estabelecidos tanto nas negociações externas com fornecedores e parceiros, mas também com as negociações internas que ocorrem no mesmo setor ou entre setores, como por exemplo: relatórios de reunião, recolhimento e apresentação de dados no dia estipulado pela equipe.

O primeiro passo para que a planilha de fluxo de caixa dê certo é ter atenção, a agilidade nesta fase não é o mais pedido por conta de dois fatores:

  • O fluxo de caixa não deve ter erros por conta da aceleração, o que não significa que é um bom trabalho ter sido feito em pouco tempo;
  • O fluxo de caixa precisa de atenção contínua para que não haja previsões ineficazes, portanto, por mais prática que tenha. Dobre a atenção em todos os registros que for colocar para aproveitar mais as informações pertinentes a empresa.

O regime de caixa será estabelecido não só pelas regras da empresa, mas pelo setor gerencial contábil e financeiro que estará atento às datas de pagamento de fornecedores, pagamentos ou reembolsos realizados para clientes, ou seja, estarão sendo atentos e organizados em prol da saúde financeira do negócio.

Portanto, se você está em dúvidas de como fazer a planilha fluxo de caixa poderá treinar com alguns modelos gratuitos já definidos por outras plataformas, como o Excel ou a planilhas Google que estão disponíveis para você treinar a qualquer hora.

Poderá fazer a planilha tanto para o uso pessoal sendo seu próprio gestor financeiro, quanto também um treino com casos que estão disponíveis na internet.

Ou seja, uma vez que adote essa planilha de controle em seu dia a dia as práticas de gestão financeira e organização, estarão ao seu dispor para a melhor tomada de decisão para os resultados que ocorreram no período.

Desde grandes a pequenas empresas que esperam continuar no mercado de trabalho precisam adotar estratégias e métodos financeiros para poder prever e visualizar de forma escaneável todos os seus dados. Não só com resultados dos relatórios contábeis, mas também com planilhas curtas e as mais detalhadas para aperfeiçoar os dados e, é claro, ter uma resposta de equipe além de eficiente, ser consciente.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.