Nota de Repasse de agência de publicidade

25/1/2022
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Conforme as Normas-Padrão da Atividade Publicitaria, as agências de publicidade têm direito ao recebimento do “Bônus de Veiculação”, que seria a remuneração da agência pela ideia, execução e distribuição da propaganda. Veja mais abaixo.

Nota de repasse

As agências de publicidade têm uma característica tributária distinta em que elas emitem o que chamamos de “Nota de Repasse”, onde os valores repassados aos veículos de comunicação e outros prestadores de serviço envolvidos nas campanhas é fixado nesta nota.

Contudo, para fins tributários, esses valores repassados a terceiros são pensados a partir da base de cálculo dos tributos, ou seja, a agência paga seus tributos apenas sobre os valores que ficam com a mesma.

Simplificadamente:

A agência recebe o valor total do cliente > repassa uma parte para o fornecedor > e fica com a sua comissão.

Como emitir a nota de repasse?

Confira o passo a passo de como emitir a nota de repasse de agência de publicidade:

  1. Credenciamento na prefeitura

Primeiramente, para que você possa emitir a nota de repasse é necessário se credenciar na prefeitura da cidade da sua empresa, pois o sistema de emissão de notas fiscais é de responsabilidade de cada município.

No caso de você já ter um contador, é possível que ele mesmo vá até a prefeitura resolver sua situação e faça esse cadastro para você, com isso, antes de tomar qualquer decisão, converse com ele sobre o que é melhor a se fazer.

  2. Certificado Digital

Após realizar o credenciamento na prefeitura, é necessário um certificado digital, pois ele vai funcionará como uma chave, para que você acesse o sistema de emissão de notas e faça essa emissão usando os dados da sua empresa.

Contudo, o certificado digital ficará registrado no CNPJ da empresa e não no seu CPF. Sendo possível, também, emitir certificados digitais de pessoa física, mas para que você possa emitir nota fiscal da sua agência é necessário que tenha um certificado digital de pessoa jurídica.

Os certificados digitais mais comuns são os modelos A1 e A3:

  • A1: certificado digital em forma de arquivo guardado no computador. Você vai receber um link por e-mail e deve clicar para iniciar o processo de instalação;
  • A3: certificado digital em forma de cartão ou token criptográfico. Será entregue pela autoridade reguladora.

Quando já obtiver o certificado ele terá uma validade de 1 ou 3 anos, sendo de sua escolha a duração. Depois que o vencimento chegar, será necessário renová-lo para continuar emitindo notas fiscais para sua agência.

  3. Acesso ao sistema da prefeitura

Com os passos anteriores nos conformes você tem as ferramentas necessárias para emitir a nota fiscal. Agora é só acessar ao site da prefeitura, assim:

  • Acesse o link da prefeitura;
  • Insira os dados de acesso como login e senha;

Se seu certificado já estiver instalado no computador (certificado A1) não é necessário realizar qualquer ação, pois ele mesmo vai se conectar ao sistema de notas. Mas, caso seu o certificado for em token (A3), conecte o token no computador antes desse processo.

  • Dentro do sistema da prefeitura procure pelo menu “emissão de notas fiscais”;
  • Preencha as informações da nota fiscal;

Ao acessar a área de sua empresa no sistema da prefeitura, você não precisará cadastrar seus dados, pois já estarão lá e a nota emitida, também, já os terá.

Porém, você precisará preencher as informações sobre o serviço prestado e sobre o cliente.

  4. “Enviar” ou “Transmitir”

Enfim, o último passo é clicar em emitir sua nota fiscal ou envia-la para o cliente, que no próprio sistema da prefeitura há uma função onde é permitido que você inclua um e-mail de destino para que o cliente possa ser notificado sobre o recebimento da nota.

Também, nesse mesmo ambiente há um local onde todas as notas que você já emitiu ficam armazenadas e você pode ter acesso a todas elas, quando precisar.

Por que a emissão da nota fiscal eletrônica é importante?

A nota fiscal eletrônica representa um grande avanço na simplificação da emissão de documentos fiscais no Brasil. Ela possibilita a emissão automática do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) e reduz o tempo e os custos com a emissão de documentos fiscais.

A nota fiscal eletrônica também permite o acompanhamento da operação por parte do fisco, uma vez que toda a informação contida na nota é armazenada em um ambiente seguro e centralizado – o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Além disso, a nota fiscal eletrônica permite que as informações sejam transferidas para outra unidade da Federação com diminuta burocracia.

A nota fiscal eletrônica é um dos principais instrumentos para aperfeiçoar o mecanismo de controle desse tipo de operação, além disso ela provê maior segurança para os usuários do sistema, uma vez que segura as informações de autenticidade e integridade dos dados.

Quais os benefícios de emitir a nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica oferece inúmeros benefícios ao usuário, além de facilitar a emissão do DANFE.

Durante o processo de geração da nota fiscal eletrônica, o contribuinte poderá verificar e validar o XML das informações, o que reduz as chances de erros.

O contribuinte também pode armazenar todos os seus dados fiscais (nome empresarial, CNPJ, etc.) e utilizá-los nos demais processos fiscais, como emissão de DANFES ou Declarações do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Por isso é tão importante que você saiba emitir a nota fiscal eletrônica, procure se informar sobre os sistemas de emissão disponíveis e não perca tempo. A nota fiscal eletrônica é uma grande aliada na simplificação da sua rotina fiscal, além de garantir a segurança e a conservação dos dados fiscais.

Contrate uma assessoria contábil para te ajudar!

Se você é um empreendedor ou gerente de uma pequena empresa, o tipo de trabalho que seu contador lhe proporcionará é essencial para manter registros e faturamento adequados dos clientes.

Mas mesmo que você não tenha nenhum problema com esta área, é sempre aconselhável contratar uma empresa de contabilidade porque profissionais que sabem como administrar suas finanças podem fazer sugestões sobre:

  • Implicações fiscais e mudanças na legislação que podem afetar seu negócio;
  • Podem fazer perguntas sobre relatórios financeiros recebidos de bancos ou investidores;
  • Podem ajudá-lo a comprar novos equipamentos ou até mesmo comprar uma casa.

E como todas estas atividades são realizadas por pessoas especializadas que compreendem os fatores que as influenciam, você mesmo economiza tempo valioso para tentar encontrar informações.

Por que contratar a Solução Group?

A Solução Group conta com serviços personalizados de acordo com as suas necessidades. Além disso, os funcionários são experientes e capazes de assessorá-lo em todos os aspectos relacionados à sua empresa.

Conosco você está livre de preocupações desnecessárias já que seus dados são armazenados em um sistema seguro e confiável (SAP), que podemos acessar a qualquer momento.

Além disso, cuidamos de tudo para que você não tenha que se preocupar com mais nada!

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