ISS em São Caetano do Sul

17/12/2021
iss-em-sao-caetano-do-sul

O que é o ISS?

ISS é a sigla para Imposto Sobre Serviços e vem do termo em inglês ISS, que significa ISS ou ISS. Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, ISS é um imposto cobrado sobre serviços prestados pelas empresas a seus clientes.

O ISS incide sobre um conjunto de atividades econômicas que vão desde os serviços prestados por profissionais liberais, como advogados e contadores, até os serviços de restaurantes e hotéis.

O ISS é um imposto pago pelas empresas, mas que acaba retornando para os consumidores através do aumento dos preços cobrados pelos serviços. Com o ISS, alguns setores econômicos de São Paulo passaram a deixar de pagar ICMS, o imposto estadual.

ICMS é um imposto cobrado pelos Estados e vale para o consumidor final. Com ISS, alguns setores deixaram de pagar esse imposto (que deve ser recolhido por prefeituras e estados), pois a prestação de serviços passou a ser tributada pelo município.

Quais as vantagens do ISS?

Além de ser um imposto cobrado sobre serviços prestados pelas empresas, o ISS também pode significar uma boa fonte de receita para as prefeituras.

Alguns municípios brasileiros atraem empresas para se instalar em seus territórios com o objetivo de gerar receita para o município.

Essas empresas acabam pagando ISS sobre os serviços que prestam e esse imposto pode representar uma boa fonte de receita para o município.

Apesar de ser um imposto pago pelas empresas, o ISS acaba beneficiando os consumidores através do aumento dos preços cobrados pelos serviços. Com ISS, alguns setores econômicos de São Paulo passaram a deixar de pagar ICMS, o imposto estadual.

Quais os tipos de ISS?

O ISS tem um aspecto positivo para o consumidor final, que é o fato de o ISS representar uma fonte de receita para as prefeituras.

Mas, o ISS também tem um lado negativo: é um imposto pago pelas empresas e acaba sendo repassado aos consumidores através do aumento dos preços cobrados pelos serviços.

São Caetano do Sul não é a única cidade brasileira a ter ISS sobre serviços prestados por empresas. Muitas prefeituras cobram ISS dos prestadores de serviço, como condomínios, advogados, contadores e empresas de informática.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.