ISS é a sigla para Imposto Sobre Serviços e vem do termo em inglês ISS, que significa ISS ou ISS. Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, ISS é um imposto cobrado sobre serviços prestados pelas empresas a seus clientes.
O ISS incide sobre um conjunto de atividades econômicas que vão desde os serviços prestados por profissionais liberais, como advogados e contadores, até os serviços de restaurantes e hotéis.
O ISS é um imposto pago pelas empresas, mas que acaba retornando para os consumidores através do aumento dos preços cobrados pelos serviços. Com o ISS, alguns setores econômicos de São Paulo passaram a deixar de pagar ICMS, o imposto estadual.
ICMS é um imposto cobrado pelos Estados e vale para o consumidor final. Com ISS, alguns setores deixaram de pagar esse imposto (que deve ser recolhido por prefeituras e estados), pois a prestação de serviços passou a ser tributada pelo município.
Além de ser um imposto cobrado sobre serviços prestados pelas empresas, o ISS também pode significar uma boa fonte de receita para as prefeituras.
Alguns municípios brasileiros atraem empresas para se instalar em seus territórios com o objetivo de gerar receita para o município.
Essas empresas acabam pagando ISS sobre os serviços que prestam e esse imposto pode representar uma boa fonte de receita para o município.
Apesar de ser um imposto pago pelas empresas, o ISS acaba beneficiando os consumidores através do aumento dos preços cobrados pelos serviços. Com ISS, alguns setores econômicos de São Paulo passaram a deixar de pagar ICMS, o imposto estadual.
O ISS tem um aspecto positivo para o consumidor final, que é o fato de o ISS representar uma fonte de receita para as prefeituras.
Mas, o ISS também tem um lado negativo: é um imposto pago pelas empresas e acaba sendo repassado aos consumidores através do aumento dos preços cobrados pelos serviços.
São Caetano do Sul não é a única cidade brasileira a ter ISS sobre serviços prestados por empresas. Muitas prefeituras cobram ISS dos prestadores de serviço, como condomínios, advogados, contadores e empresas de informática.