Importância da contabilidade de custos

29/11/2021
importancia-da-contabilidade-de-custos

A contabilidade possui tantas ramificações que é compreensível confundir qual é a necessária para resolver o seu problema ou até mesmo o que fazer com tudo isso.

Afinal, apesar de seus conceitos serem iguais ou minimamente diferentes, cada qual está direcionada para resolver sua situação. Se você não sabe o que é contabilidade de custos e qual é a importância dela em sua vida, neste artigo vamos dizer tudo que você precisa para saber e adotar ela em seu dia a dia para nunca mais ser enganado.

O que é a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos diz respeito a contabilidade que quer garantir que os custos contábeis estejam a favor tanto do lucro da empresa quanto do cliente.

Os custos, neste caso, dizem respeito ao dinheiro que será transitado entre lucro - satisfação do cliente. Sendo aplicada principalmente para saber qual desconto é o ideal para ambas partes: empreendedor e cliente.

Qual será os custos fixos ou preços de venda favoráveis a partir da produção e que agrade não apenas o caixa da empresa, mas também o cliente? É este tipo de dor que a contabilidade de custos visa encontrar equilíbrio e garantir a saúde financeira da organização.

O principal objetivo desta contabilidade é analisar se a empresa ou o microempreendedor está ganhando ou perdendo dinheiro, ela é essencial para a tomada de decisões quanto aos custos que uma empresa tem.

O que significa custos fixos, custos diretos e indiretos na contabilidade de custos?

A contabilidade de custos permite a ampla visão de calcular e trazer informações de qual decisão e preço de venda será ideal para manter a organização em um negócio lucrativo. Neste caso, entenda o que significa:

Custos fixos

São chamados de custos fixos aquelas movimentações que tem pouca ou nenhuma variação em um determinado período de tempo, independentemente da quantidade de vendas obtidas (grande ou nula). Como, aluguel e manutenção de equipamentos.

Custos diretos

Os custos diretos são aqueles que são determinantes para a empresa, ou seja, eles são essenciais para manter a empresa em funcionamento. Exemplo de custo direto será a mão de obra e a matéria prima para o trabalho.

Custos indiretos

São chamados de custos indiretos os gastos que a empresa obtém para o funcionamento da empresa, ou seja, não estão diretamente ligados a principal atividade da organização. Um claro exemplo de custos indiretos é a energia elétrica, aluguel, equipamentos de escritório e prestação de serviços que são terceirizados, como a limpeza ou a segurança.

Na contabilidade de custos a estratégia é verificar se a empresa está obtendo mais ganhos ou perdas. Em outras palavras: se está ganhando dinheiro ou perdendo o dinheiro, portanto saber estritamente sobre cada custo é essencial para dar resultados satisfatórios que irão garantir a funcionalidade da organização.

Qual a importância da contabilidade de custos?

Se você quer garantir a qualidade do serviço e a saúde financeira do seu caixa, a contabilidade de custos é ideal para toda e qualquer empresa.

É através desta contabilidade que a sua organização será capaz de entender em qual período está, seja ele estável, instável ou até mesmo, crítico.

A contabilidade de custos tem como importância garantir a sustentabilidade da empresa, o funcionamento adequado através de duas visões: a de ganho para empresa e cliente e de possíveis perdas que poderão ocorrer com determinadas variáveis.

Vantagens da Contabilidade de Custos

Há vantagens que não devem passar despercebidas, como:

  • Estratégia financeira adequada;
  • Análises detalhistas;
  • Controle de estoque;
  • Tomada de decisões eficiente;
  • Custos de produção devidamente contabilizados.

Através destas vantagens você poderá obter mais organização sobre os custos que a empresa tem, mas também terá razão durante uma tomada de decisão que interferirá tanto nas previsões quanto nas aplicações de suas demandas e produtos.

Como aplicar a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos possui determinadas metodologias para que o cálculo seja eficiente. Para entendê-las e aplicá-las tenha atenção aos seguintes pontos:

Custeio por absorção (ou integral)

Nesta conta todos os custos são ligados ao produto e a prestação de um serviço são absorvidos. Todos os gastos são rateados por todos os produtos ou serviços. Vale contar também que, as absorções independem de ser diretas ou indiretas.

Custeio direto (ou variável)

Apenas os custos variáveis e diretos são considerados, ou seja, os custos fixos são separando-as e colocando-as como despesas.

Qual a diferença entre a contabilidade de custos e a contabilidade financeira?

A contabilidade de custos, como visto anteriormente, visa entender e analisar todos os custos de uma empresa tomando precauções sobre quanto será favorável para seu funcionamento e o quanto o cliente está afim de pagar pela mercadoria.

Enquanto que, a contabilidade financeira é responsável por analisar os dados e as movimentações financeiras que ocorrem dentro da empresa.

Lembre-se que a contabilidade de custos está afim de analisar se a empresa está tendo mais lucros do que perdas ou vice-versa, mas a contabilidade financeira é o registro de todos os dados.

Quem deve saber sobre a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é essencial tanto para os profissionais e estudantes da área quanto para os clientes que gostam de descontos ou de peças com valor em conta para seus bolsos.

A contabilidade de custos pode ser aplicada por todos, entre eles, microempreendedores, artesãos, pequenas e médias empresas, estudantes e aqueles que planejam vender algo em algum momento, mas principalmente para entender adequadamente o que a contabilidade de custos implica.

Podendo ser aplicada individualmente como parâmetro de análise de seus custos junto com a contabilidade financeira, suas finanças estão equilibradas para um determinado período de tempo.

Para o que usar a contabilidade de custos?

Use-a sempre para manter controle de suas finanças, desde o orçamento até a contabilização das despesas no fim do mês. A contabilidade de custo proporciona ter além de autonomia, mas também organização e análise crítica, ter sempre atualizado suas planilhas de custos deverá ser uma tarefa simples desde que tenha atenção com os lançamentos e torne isso um hábito para melhor autocontrole.

Saiba mais em Contabilidade de Custos, Empresas de Contabilidade.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.