Estrutura de balanço patrimonial e DRE

26/11/2021
estrutura-de-balanco-patrimonial-e-dre

O que é o balanço patrimonial?

As demonstrações financeiras são uma compilação de todas as transações da empresa. Ela inclui tudo, desde a receita da empresa até o patrimônio líquido e o fluxo de caixa.

Cada transação é registrada para que possa ser usada para calcular uma demonstração de resultados, um balanço patrimonial e uma demonstração de fluxo de caixa em qualquer momento.

Ao final de cada período contábil (um mês, trimestre ou ano), o contabilista/contador precisa compilar todas essas transações em demonstrações financeiras para esse período em particular. As empresas normalmente publicam seus resultados financeiros trimestrais e anuais publicamente dentro de 90 dias após a data de término de seu ano fiscal.

As diferentes Demonstrações Financeiras

Existem três tipos diferentes de demonstrações financeiras:

  1. A declaração de renda;
  2. O balanço patrimonial;
  3. A demonstração do fluxo de caixa.

Quando é necessário fazer um balanço patrimonial?

O balanço é um instantâneo do ativo, passivo e patrimônio líquido da empresa em um momento específico. Por exemplo, uma empresa faz um balanço patrimonial uma vez por mês ou após o término de seu período de demonstração financeira.

A demonstração de resultados mostra receitas e despesas históricas que afetam o lucro ou prejuízo atual/acumulado para um determinado ano fiscal. Deve incluir todas as transações desde a data em que o ano fiscal começa até o final de cada trimestre fiscal até o próximo ano fiscal.

Estrutura de balanço patrimonial

Demonstração de resultados v1 = Receita - Despesas = Receita líquida (lucro)

Demonstração de resultados v2 = Receita - CPV - Despesas = Receita operacional + Despesas de depreciação + Despesas de juros + Outras receitas/despesas*

*Outras receitas; Despesas = Fontes extras de receita ou despesas extras que podem afetar os resultados da empresa.

Como resultado, esta declaração é usada para calcular as mudanças no patrimônio líquido de um período para outro. Ela inclui todas as transações da data de início até a data final e calcula a mudança líquida em dinheiro durante esse período para um determinado período contábil.

A demonstração de resultados também é comumente chamada de demonstração de lucros e perdas ou demonstração de resultados. Algumas empresas podem chamá-la de demonstração de resultados, mas é essencialmente a mesma coisa. A demonstração de resultados tem nomes diferentes, dependendo do país em que você se encontra. No Canadá, as pessoas frequentemente a chamam de T4, enquanto os americanos se referem a ela como uma declaração de renda.

Quem deve fazer o balanço patrimonial?

Todas as empresas são obrigadas a fazer um balanço ao final de cada período financeiro. Ele mostra o que você possui (ativos), quanto dinheiro você deve (passivo) e quanto capital você tem em sua empresa.

Isto significa que a pessoa responsável pela compilação das demonstrações financeiras de sua empresa também deve compilar seu novo balanço patrimonial cada vez que elas forem criadas. Isto é normalmente chamado de "fechamento" ou "fim de período"

Algumas empresas têm gerentes financeiros que fazem isso, mas a maioria das pequenas empresas utiliza contabilistas para completar seus livros

Como funciona um balanço patrimonial?

A primeira seção do balanço financeiro resume todas as coisas que pertencem a sua empresa naquela data. A segunda seção resume as mudanças feitas desde os períodos contábeis anteriores. Há um balanço que resume tudo o que sua empresa possui e deve em um determinado momento no tempo.

A equação para isto é Ativo - Passivo = Patrimônio líquido (Seu patrimônio líquido).

Pode não ser exata, dependendo da data que você utilizar para fazer tal declaração, pois você pode incluir todos os ativos e passivos a seu custo histórico ou valor de mercado. Entretanto, é muito complexo calcular o patrimônio líquido com base nestes dois valores para cada ativo e passivo

O resultado final das demonstrações financeiras é basicamente: O patrimônio líquido de sua empresa (ativo menos passivo); e quanto dinheiro você ganhou desde o último período;

Se você comparar os dois saldos, então vemos que as mudanças na capital são geradas por atividades durante o ano ou período.

O balanço patrimonial é separado em seções que são normalmente chamadas de ativo, passivo e patrimônio líquido.

ATIVO: São coisas que você possui, que têm valor de mercado.

O que é o DRE?

O DRE é o documento que resume os ativos, passivos e patrimônio líquido de sua empresa em um ponto específico no tempo. Ele representa este instantâneo da situação financeira geral de sua empresa no final de cada período contábil.

Não importa em que negócio você esteja, a posição financeira de uma empresa está sempre mudando. Isto significa que uma empresa tem que fazer demonstrações financeiras regulares para que possa acompanhar sua situação financeira em constante mudança e garantir a precisão dos números.

O demonstrativo financeiro está dividido em duas seções principais. A primeira seção resume o balanço patrimonial, patrimonial e patrimonial de sua empresa a partir da data em que esta declaração termina

A segunda parte das demonstrações financeiras mostra como esses níveis de ativos, passivos e patrimônio líquido mudaram desde a última vez em que fizeram um tipo similar de declaração. É frequentemente chamada de "Mudanças na Posição Financeira".

Quais são os ativos de uma empresa?

  • Contas a receber (AR): Quando seu cliente compra algo a crédito, esta conta inclui o que foi vendido, mas ainda não recebido pelo cliente. Também inclui impostos cobrados em nome de outros governos ou autoridades a serem pagos posteriormente;
  • Inventário: Consiste em produtos ou mercadorias que ainda não foram vendidos;
  • Despesas pré-pagas: São custos que sua empresa paga antecipadamente, tais como prêmios de seguro;
  • Investimentos detidos por sua empresa em seu próprio benefício. Por exemplo, se você comprar ações em outra empresa, sua empresa tem direito a receber dividendos no futuro;
  • Imobilizado: Refere-se a coisas, tangíveis ou intangíveis, que são necessárias para fazer negócios. Isto inclui edifícios, máquinas e equipamentos.

DEBTOR: Estas são contas onde você recebeu dinheiro, mas ainda não o pagou. Também contém impostos cobrados em nome de outros governos ou autoridades que serão pagos posteriormente.

  • Contas a receber de comércio (AR): quando seu cliente compra algo a crédito, esta conta inclui o que foi vendido, mas ainda não recebido pelo cliente. Também inclui impostos cobrados em nome de outros governos ou autoridades a serem pagos posteriormente;
  • Inventário: consiste de produtos comprados para revenda, que ainda não foram comercializados;
  • Despesas pré-pagas: estas são custos que sua empresa paga antecipadamente, tais como prêmios de seguro.
  • Outros investimentos detidos por sua empresa em seu próprio benefício. Por exemplo, se você comprar ações de outra empresa, sua empresa receberá dividendos no futuro;
  • Empréstimos feitos a fornecedores, funcionários e outros proprietários de negócios
  • Outros passivos de longo prazo: isto é tudo o mais.

EQUITY: Estas são coisas que lhe pertencem e que não foram vendidas ou dadas.

  • Capital: É o dinheiro que foi investido na empresa por pessoas físicas ou organizações, geralmente através da compra de uma ou mais ações. Seu capital é o que lhe dá seu direito de voto nas assembleias de acionistas. Se uma pessoa possui 51% do capital, ela controla 100% dos direitos de voto nas assembleias de acionistas;
  • Lucros retidos: Este é o lucro líquido de uma empresa. Se uma empresa obteve receita, ela também faz despesas;
  • Capital social: São ações de sua empresa que foram divididas entre antigos proprietários. Estas ações dão direito aos acionistas a benefícios como dividendos e direito de voto nas assembleias de acionistas.

ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Contas a receber (ativo) - devedores comerciais (passivo) = patrimônio

Despesas pagas antecipadamente (ativo) - outros passivos (passivo) = patrimônio líquido

Ativo fixo (ativo) - empréstimos de fornecedores, funcionários, diretores ou outras empresas com as quais você está lidando = patrimônio. As empresas negociam principalmente com outras empresas, portanto, o balanço também mostra o passivo e o patrimônio líquido para outras empresas.

Devedores comerciais (ativos) - credores (passivos) = patrimônio líquido.

Empréstimos de fornecedores, funcionários, diretores ou outras empresas com as quais você esteja lidando (ativos) - empréstimos a fornecedores, funcionários, diretores ou outros proprietários de negócios = patrimônio líquido.

Saiba mais em Planilha Balanço Patrimonial, Balanço Patrimonial.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.