Escritório de contabilidade

22/2/2021
escritorio-de-contabilidade

Contabilidade é um trabalho analítico e minucioso das áreas financeira, fiscais e trabalhistas de uma empresa independente de sua natureza. Além da vantagem financeira de não precisar criar e manter um setor contábil dentro da empresa, há ainda muitos outros benefícios em se contratar um escritório de contabilidade.

Benefícios de contratar um escritório de contabilidade

Existem diversos benefícios ao se contratar um escritório de contabilidade entre eles:

Planejamento

O contador pode fornecer balancetes mensais das movimentações da empresa, servindo de parâmetro para que o empresário planeje a produção e as metas. Podendo também controlar melhor os custos e despesas. Além disso, é possível elaborar uma gestão orçamentária, criando planilhas de fluxo de caixa considerando todas as movimentações e também definindo previsões de entradas e saídas futuras.

Controle

Com os dados levantados pela contabilidade, é possível monitorar o estoque, controlando excessos. É possível verificar as entradas e saídas de compras. Ou seja, com controle contábil é possível estabelecer uma previsão de lucros e perdas e implementar controles administrativos como uma planejamento e controle de produção por exemplo.

Regulamentação

O escritório de contabilidade facilita a vida do empresário ao registrar e documentar junto aos órgãos governamentais todas as licenças de funcionamento e pagamentos de impostos.

Preços e Custos

As informações fornecidas pelo contador servem de orientação quanto ao preço de venda dos produtos, não apenas se baseando na concorrência, mas incluindo os impostos, despesas e custos e margem de lucro ideal. Mantendo os preços atualizados e dentro do esperado pelo mercado.

Serviços oferecidos por um escritório de contabilidade

Um escritório de contabilidade pode oferecer diversos serviços fundamentais na manutenção de qualquer empresa. Isso vai desde as obrigações do dia a dia da organização, como a assessoria contábil, até o aperfeiçoamento da sua gestão.

Abertura de empresa

A formalização do negócio é um dos serviços contábeis para auxiliar quem quer abrir uma empresa. Nesse processo, os profissionais contábeis se encarregam da:

  • Definição do melhor tipo de empresa para formalizar;
  • Determinação dos seus códigos de atividade;
  • Escolha do melhor enquadramento de regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real);
  • Alterações e ajustes contratuais (contrato social, inscrição estadual, alvará etc.);
  • Leitura e interpretação da legislação e demais procedimentos de abertura.

Escrituração Contábil

Uma das maiores obrigações que a contabilidade tem é de cuidar da escrituração contábil. Isso significa ser responsável pelos livros fiscais da empresa, registrando as movimentações financeiras, preenchendo demonstrativos e fazendo controles essenciais.

A escrituração contábil engloba:

  • O registro das movimentações financeiras da empresa;
  • As provisões das despesas;
  • A conferência dos débitos e créditos e a conciliação das contas bancárias;
  • A emissão de balancetes mensais, balanço patrimonial e livros contábeis.

Emissão de guias de impostos

A apuração dos tributos é uma outra função básica de um escritório de contabilidade, bem como a emissão das devidas guias de pagamento, e o controle e acompanhamento de possíveis mudanças na legislação e a adequação da atividade da empresa, mantendo a empresa sempre em dia com a receita federal.

Processamento da folha de pagamento

A folha de pagamentos da empresa também é uma atividade assumida pelo escritório de contabilidade, que cuida de:

  • Apurar e emitir os contracheques dos colaboradores;
  • Calcular o pró-labore dos sócios ou recibo do único proprietário da empresa;
  • Emitir as guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • Processar a Folha de Pagamento (incluindo 13° salário e pagamento de férias);
  • Fazer os relatórios dos dados da Folha para o Fisco trabalhista;
  • Processar a documentação nos casos de admissão e demissão;
  • Preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Além disso, o escritório também trata de todas as tarefas envolvendo a documentação da empresa e dos funcionários quando ocorre alguma contratação ou demissão.

Obrigações acessórias

As obrigações acessórias são declarações que a empresa precisa entregar aos órgãos públicos como por exemplo;

  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) — para optantes do Simples Nacional;
  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) — optantes do Lucro Presumido, Lucro Real e, em alguns casos, também o Simples Nacional;
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • EFD Contribuições; EFD ICMS; ECF, ECD, E-social, Sintegra,

Cada uma dessas obrigações tem suas regras e documentos que precisam ser consultados para sua emissão. O contador irá cuidar dessas exigências, avaliando quais aplicam-se a sua empresa, para encaminhá-las aos órgãos responsáveis.

Planejamento tributário

Com um planejamento tributário eficiente é possível reduzir a carga tributária da empresa de forma legal, através da elisão fiscal que é uma prática contábil que permite adequar a empresa num formato mais vantajoso de pagamento de impostos, sem cometer qualquer ilegalidade.

Gestão financeira

Alguns escritórios de contabilidade oferecem uma assessoria eficiente para a gestão financeira da empresa. Também conhecido como BPO Financeiro que é uma forma de terceirizar os processos financeiros da empresa. Com os dados utilizados pela contabilidade sendo analisados de forma integrada, é possível assumir uma assessoria proativa em relação à redução de custos e despesas, por exemplo.

Consultoria

A consultoria contábil é um serviço mais personalizado, onde o contador fornece dados analíticos baseado nas demonstrações contábeis a fim de facilitar o entendimento dos dados e auxiliar os empresários nas suas tomadas de decisões.

Encerramento de empresa

Quando necessário, o escritório de contabilidade também faz o encerramento da empresa. Alguns escritórios oferecem serviços de recuperação judicial e extrajudicial, buscando manter a empresa em atividade antes de decretar falência. A busca por um serviço qualificado, nesse caso, é essencial para evitar erros que possam tornar o processo caro e lento.

Emissão de certidões negativas de débitos

Alguns bancos, organizações e outras entidades costumam requerer alguma Certidão Negativa de Débitos para aceitarem ofertas de fornecedores ou pedidos de empréstimo. Esse documento é um comprovante de que a empresa não tem dívidas fiscais e tributárias com as esferas federal, estadual e municipal.

A contratação de um escritório contábil é fundamental para atribuir agilidade no dia a dia, segurança e expertise às atividades contábeis, financeiras, fiscais e trabalhistas de uma empresa. Contar com esse serviço ajuda em diversos aspectos e proporciona um verdadeiro diferencial competitivo.

No caso das micro e pequenas empresas, as mensalidades e valores dos serviços contábeis costumam ser mais baixos, tornando possível o melhor aproveitamento para o desenvolvimento de suas atividades dando suporte para o crescimento da empresa.

Além disso, se a sua empresa ainda está se estruturando e se estabilizando, investir na gestão contábil pode ser uma boa maneira de se organizar melhor e criar uma base mais segura.

Entender as rotinas da gestão contábil poderá ajudar a desenvolver o seu negócio. Por isso é muito importante pensar na saúde dos seus negócios não só no presente momento, mas também a médio e longo prazo. Assim você manterá suas documentações em dia, garantirá a integridade da sua empresa e lucrará mais.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.