Empresas de contabilidade em SP

19/1/2021
empresas-de-contabilidade-em-sp

As empresas de contabilidade fornecem diversos serviços para melhorar a gestão administrativa e financeira dos seus clientes. Além de ser responsável por toda a parte tributária, fiscal e pessoal tendo em vista a grande atenção que estas áreas demandam devido sua alta burocracia.

Em São Paulo está concentrada a maior parte das grandes empresas do país. E com isso há também uma grande concentração de empresas de contabilidade em SP.

Por isso, na hora de escolher o escritório contábil ideal para o seu negócio é necessário analisar se ele está alinhado com os principais valores da sua empresa, e se atende o ramo de atividade de sua empresa. E principalmente analisar quais os serviços que a empresa oferece e se estão de acordo com o que você procura.

Em São Paulo pode-se encontrar desde empresas mais tradicionais com mais de 30 anos no mercado, como também novas startup. O que muda é a metodologia de trabalho e como os processos e a relação entre escritório e cliente são estabelecidas. Por exemplo:

  1. Colonial Contabilidade; seu foco é um serviço mais consultivo entregando os demonstrativos em formato de gráficos, focando no atendimento presencial, visitando seus clientes.
  2. Contabilizei; com serviço 100% online a empresa foca em simplicidade e economia.
  3. Solução Group; trabalha com soluções em três áreas: contabilidade, imóveis e certificações facilitando processos burocráticos e trazendo mais economia de tempo e dinheiro. Na área contábil, atua de forma proativa, é mais que a simples “contabilidade online”, pois estão presentes de forma digital e presencial a todo momento. Assume a responsabilidade por todos os processos contábeis/fiscais e não passa esse “problema” para o empresário.

Um dos principais passos que devem ser seguidos por quem quer abrir uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, é garantir e construir uma boa relação com um escritório de contabilidade.

Além de ser o primeiro consultor do empreendedor, o escritório contábil será responsável pelas resoluções e acompanhamentos de todas as questões burocráticas da empresa, da elaboração dos contratos de abertura de empresa e cálculos das obrigações fiscais e trabalhistas a melhorias nos sistemas de gestão da empresa. Consequentemente, o escritório terá grande impacto no crescimento dos negócios.

O que faz um escritório de contabilidade?

O escritório de contabilidade já teve versões bem mais limitadas, mas, hoje, vive a era da informação e acabou se tornando uma espécie de fábrica de conhecimento sobre uma empresa. Seu principal objeto de trabalho são os dados produzidos diariamente pelo financeiro da sua empresa e outros documentos.

Tudo isso proporciona informações relevantes que são utilizadas para diferentes finalidades, como informar os órgãos municipais, estaduais e federais. Além disso, seus serviços podem ser divididos em departamentos:

  • Contábil — trata do patrimônio, lucro e prejuízo da empresa, assim como as informações gerenciais que impactam a tomada de decisão;
  • Pessoal — calcula a folha de pagamento, emissão de contracheques, rescisões, encargos sociais, emissão de guias de tributos sociais e outros;
  • Fiscal — apura os impostos e contribuições devidas e transmite as declarações que são exigidas da empresa;
  • Societário — emite alvarás, abre filiais, ajuda a emitir licenças, realiza alterações no contrato social e outros.

Em linhas gerais, o escritório de contabilidade organiza toda a documentação relevante para o funcionamento do negócio, ajuda a gerenciar as contas da empresa e registra o histórico das movimentações para que sirva de base para as tomadas de decisão futuras.

Além dos serviços de assessoria contábil alguns escritórios oferecem um serviço de contabilidade mais consultivo como;

Planejamento tributário

Com um planejamento tributário eficiente é possível reduzir a carga tributária da empresa de forma legal, através da elisão fiscal que é uma prática contábil que permite adequar a empresa num formato mais vantajoso de pagamento de impostos e escolhendo o melhor regime tributário, sem cometer qualquer ilegalidade.

Gestão financeira

Também conhecido como BPO Financeiro que é uma forma de terceirizar os processos do setor financeiro da sua empresa. Com os dados utilizados pela contabilidade sendo analisados de forma integrada, é possível assumir uma assessoria proativa em relação à redução de custos e despesas, assegurando a saúde financeira e o desenvolvimento da empresa.

Consultoria

A consultoria contábil é um serviço mais personalizado, onde o contador fornece dados analíticos baseado nas demonstrações contábeis a fim de facilitar o entendimento dos dados e auxiliar os empresários nas suas tomadas de decisões.

Para facilitar a sua procura, selecionamos algumas dicas essenciais para a escolha de um bom escritório contábil. Confira as informações e garanta o sucesso da sua empresa!

Considere indicações

Assim como nos demais segmentos de negócios, a indicação é uma das melhores maneiras de contratar um bom serviço.

No caso dos escritórios de contabilidade, uma boa opção é realizar pesquisas pela internet: após encontrar o escritório desejado, solicite à empresa uma lista de clientes para que sejam obtidas referências profissionais antes de formalizar o contrato de prestação de serviços.

O escritório de contabilidade não precisa estar localizado na mesma região da empresa, e sim prestar um serviço com suporte adequado e de boa qualidade. Pois com a contabilidade digital as informações são compartilhadas em plataformas ou arquivos em nuvem de acesso para ambas as partes de qualquer lugar em tempo real. Onde o contador tem acesso a documentação necessária para o exercício de seu trabalho, e a empresa tem acesso aos relatórios gerenciais, guias de impostos, folha de pagamento, entre outros.

Vale ressaltar que a escolha deve levar em consideração o profissionalismo do escritório e não somente as relações de amizade.

Confirme a situação cadastral do escritório em órgãos específicos

Uma vez encontrado o escritório, é imprescindível checar a inscrição dos profissionais, e do próprio escritório, nos órgãos específicos.

Consulte o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para confirmar o registro dos responsáveis técnicos do escritório, bem como a regularidade de tais inscrições.

Analise os modelos de relatórios que serão enviados à empresa

O escritório de contabilidade deverá enviar, mensalmente, relatórios com informações como cobrança de tributos e folha de pagamento dos funcionários.

É interessante conhecer os modelos destes relatórios e se os mesmos satisfarão a organização da empresa.

Caso encontre divergências ou falta de informação nestes relatórios, discuta com o contador a possibilidade de adaptação. A maioria dos escritórios oferecem algum tipo de consultoria especializada.

Entenda como serão pagos os honorários e impostos

O escritório de contabilidade fica responsável por organizar tais vencimentos e encaminhá-los, nas respectivas datas, à empresa.

Quanto aos honorários, não existe um valor fixo a ser cobrado pelos escritórios. Tal montante depende da diversidade de serviços os quais serão oferecidos.

A fim de comparação, é possível fazer um orçamento em vários escritórios, analisando o custo-benefício de cada um. Mas atenção! Desconfie de preços praticados abaixo da média de mercado, pois isso pode significar um pacote mais enxuto de serviços ou somente para determinado porte, ramo de atividade ou regime tributário. Ainda, certifique-se que não terá cobrança de taxas extras, como exemplo: taxa para entrega de declaração da pessoa jurídica.

Analise o sistema de comunicação oferecido pelo escritório

Respostas quase que instantâneas e resoluções rápidas são essenciais na relação entre cliente e contador. Por isso, manter canais de contatos ágeis e sempre ativos é um diferencial que deve ser levado em conta.

Questione se o escritório possui telefones ativos, e-mail, site ou outro meio de comunicação viável para ambos e analise o tempo de resposta aos questionamentos.

Para finalizar, é preciso ter confiança nos profissionais e no escritório de contabilidade.

Lembrando que nesta relação serão discutidas informações confidenciais e, por isso, sentir-se confortável é imprescindível!

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.