Empresas de contabilidade: o que elas podem fazer por sua empresa?

26/4/2021
empresas-de-contabilidade

Geralmente a contabilidade é vista com certo desagrado pelos pequenos empresários, isto porque muitos se sentem controlados o tempo todo ou acham que as empresas de contabilidade é muito burocrática com o objetivo de fiscalizar, enviar toda a documentação de tudo que comprou, vendeu, pagou e recebeu periodicamente ao seu contador e ainda ter que lhe prestar esclarecimentos quando surgirem dúvida. Porém com o conhecimento sobre as tarefas de um escritório fará com que seu empreendimento prospere.

O que faz uma empresa de contabilidade?

As atividades do contador vem ganhando cada vez mais importância para a sobrevivência e a gestão de qualquer empresa. Com a contabilidade da sua empresa bem alinhada é possível ter uma visão real da situação da empresa e com isso estipular metas para o crescimento criando uma postura de destaque no mercado. Para que você saiba mais sobre o que uma empresa contábil pode fazer pela sua empresa destacamos alguns pontos:

  • Registro: a contabilidade registra e integra todos os dados e informações da empresa;
  • Demonstração: com base nos dados financeiros e gerenciais, a contabilidade produz as demonstrações contábeis que mostram a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;
  • Análise: demonstrativos contábeis são analisados para apurar o resultado do período;
  • Acompanhamento: através do fluxo de caixa pode se estabelecer metas e corte de despesas. E com um bom planejamento orçamentário é possível preparar-se para possíveis momentos de crise.

É evidente a importância de um bom serviço contábil para que os gestores tenham o conhecimento do patrimônio e das obrigações da empresa, podendo assim tomar decisões com uma base de dados fiel.

Quando o empreendedor decide abrir uma empresa o ideal é consultar o cantador desde o início, pois ele quem irá analisar qual o melhor enquadramento tributário para a empresa, seja lucro real, lucro presumido ou simples nacional.

Bem como qual o melhor tipo de empresa abrir de acordo com o porte e o ramo de atividade que a empresa irá operar. Essa consultoria agiliza o processo de abertura e ajuda a reduzir erros e gastos desnecessários.

As empresas de contabilidade oferecem ferramentas para a elaboração de uma boa estratégia empresarial desde a abertura até o crescimento, e inclusive, para empresas já estruturadas que precisam reavaliar suas estratégias de desenvolvimento.

Controle e planejamento são as principais finalidades da contabilidade, monitorando os fluxos financeiros da empresa e verificando a conformidade legal. Com base nos planos orçamentário é possível planejar as ações futuras, e estar preparado para eventuais problemas. Pois com o acompanhamento é possível conhecer os momentos de alta e baixa de movimento e se antecipar a eles.

Áreas de atuação do contador

A profissão contábil tem vários ramos e o profissional pode especializar-se em áreas do conhecimento distintas. É muito comum um escritório oferecer diversos serviços por contar com profissionais especializados em áreas diferentes. Portanto é sempre bom saber quais os serviços disponibilizados pela empresa de contabilidade que irá contratar para a sua empresa para tirar melhor proveito do que o escritório tem a oferecer.

O campo de atuação do contador está em constante evolução porem há algumas áreas de atuação básicas como:

Consultoria

A consultoria contábil é um conjunto de serviços mais personalizados que podem variar de acordo com a necessidade que cada empresa, bem como com a especialidade do consultor. Realizando relatórios de forma que o empresário possa interpretar os dados para auxiliá-lo nas tomadas de decisões.

Contabilidade gerencial

É a gestão das operações financeiras da empresa, onde o contador fica responsável por registrar e acompanhar as movimentações e analisar a rentabilidade e a viabilidade de expansão dos negócios.

Auditoria: é uma análise completa de todas as obrigações fiscais da empresa em acordo com a legislação da área de atuação. O auditor busca encontrar e corrigir desajustes e erros cometidos, apontando possíveis falhas e fraudes.

Durante o processo, a auditoria tributária relata como está a gestão tributária da empresa nas obrigações federais, estaduais e municipais. Analisando geralmente os principais impostos. E de acordo com os problemas encontrados serão sugeridas propostas para otimizar o planejamento tributário e economizar recursos.

Exigências legais

A burocracia e a complexidade da legislação brasileira, torna maçante e desencorajador a tentativa de empreender. Porém com o acompanhamento de profissionais especializados, o processo de abertura da sua empresa pode se tornar mais fácil e rápido.

Além de cuidar da parte burocrática das empresas, a contabilidade é essencial para manter a saúde financeira de qualquer empreendimento, independente o tamanho e da sua complexidade. Pois somente com um controle financeiro adequado será possível estabelecer metas, avaliar a possibilidade de expansão, ou até mesmo poder analisar os custos e despesas para saber quais gastos podem ser cortados.

Mas como funciona o operacional da contabilidade?

Os relatórios contábeis são gerados através da integração dos dados financeiros com os demais setores da empresa. Por exemplo, as informações da folha de pagamento são integradas no sistema contábil, e assim que a empresa efetua o pagamento, a contabilidade da a baixa. E caso a empresa não efetue algum pagamento aquela conta fica negativa. Ou seja a contabilidade é uma ferramenta de controle e gestão indispensável para qualquer organização.

Muitas empresas não usufruem de todos os benefícios que a contabilidade tem a oferecer, muitas vezes por acreditar que o serviço contábil está ligado tão somente à parte fiscal.

A contabilidade registra todos os documentos que geram movimentação financeira. Como por exemplo:

  • Notas fiscais de entrada e saída
  • Folha de Pagamento
  • Compra de imobilizado
  • Extratos bancários
  • Investimentos
  • Contratos de empréstimos e financiamentos

Atualmente são poucos os documentos que ainda são enviados de forma física para a contabilidade. Não somente pela facilidade de enviar documentos digitais como também pelos sistemas integrados tanto da empresa com o escritório contábil, como do escritório com os órgãos públicos. Com a assinatura digital é possível agilizar processos e validar documentos sem a necessidade de sair da empresa.

Assim que a contabilidade tem as informações da empresa, ela analisa e concilia as informações, apura os impostos e gera as demonstrações contábeis. E ao final do mês através do balancete, é possível verificar se a empresa obteve lucro ou prejuízo. Podendo assim fazer um planejamento para o mês seguinte.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.