O que significa empresa sem movimento?

13/10/2021
significado-empresa-sem-movimento

Se você está com dúvidas sobre o que é a empresa sem movimento e, por conta disso, surgem diversas dúvidas se isto significa empresa inativa, como uma empresa torna-se inativa ou sem movimento.

Tudo que você precisa saber será dito para não haver margens de dúvidas acerca do assunto. Confira.

O que é empresa sem movimento?

Empresa sem movimento é uma empresa que não possui movimentação operacional alguma, seja de venda ou prestação de serviços. Ela não gera nenhuma receita.

Porém, a empresa pode conter movimentação  da atividade não operacional, o que significa a venda do ativo imobilizado, atividade não operacional patrimonial ou financeira, como aumento de capital social e também rendimento de aplicações financeiras.

Quais são as principais causas de empresa sem movimento?

As principais causas de empresa sem movimento estão relacionados à:

  • Economia local;
  • Organização de prestação de serviços ou produtos;
  • Parcerias e contratos extintos.

É importante que a empresa esteja sem movimento, apesar de não ter nenhum movimento que gere receita, ela pode regularizar sua situação buscando informação sobre ser sem movimento ou inativa, se irá regularizar seu CNPJ ou cancelá-lo.

É importante que a Receita Federal nesses casos esteja ciente, portanto é necessário que esteja toda a documentação organizada.

Quais são as obrigações da empresa sem movimento?

Mesmo que a empresa não possua nenhum movimento, ela ainda tem as obrigações acessórias, como:

  • DCTF: entrega de competência em janeiro do ano-calendário, sem débitos a declarar, caso não possua;
  • Sistema Público de Escrituração Digital;
  • Escriturações como a ECF e ECD se estiver como  obrigada;
  • Entrega a EFD-Contribuições, conforme as regras de dispensa já estabelecidas;
  • Imposto de renda de pessoa jurídica.

Todas estas obrigações acessórias comuns são importantes a declarar para os órgãos competentes por mais que não tenha havido movimento em sua empresa.

Afinal, são informações pertinentes a como está a situação administrativa e financeira da sua empresa. A declaração de débitos da pessoa jurídica é essencial nesta fase.

Ou seja, manter as tributações federais no eixo é essencial para não agravar a sua situação como empresário, seja optante do Simples Nacional ou não.

Qual a diferença entre empresa inativa e empresa sem movimento?

Muitas pessoas ainda confundem o que é a empresa inativa e a empresa sem movimento. Por conta disso vamos esclarecer os principais pontos de diferenças entre elas, como:

  • Empresa inativa é o caso das empresas que não possuem qualquer atividade operacional e não operacional, independente de sua natureza de atividade ela não possui nenhuma movimentação.

Suas diferenças também contam, com a entrega de DCTF de competência a cada ano-calendário, colocando na ficha, por exemplos, “Dados Iniciais” como “PJ Inativa no mês de declaração”, não entrega a ECF, ECD e EFD - Contribuições; se continuar inativa por todo o ano-calendário. Ou seja, nem mesmo

  • Empresa sem movimento, entretanto, é a empresa que não possui nenhuma movimentação de atividade operacional, ela deixa de faturar e também de emitir folha de pagamento. Porém, ela pode ter atividades não operacionais.

Ela tem algumas obrigatoriedades, como a entrega da ECF, ECD (se estiver obrigada), EFD-Contribuições desde que seja observada as regras de dispensa.

Portanto, apesar da similaridade ambos conceitos e obrigatoriedades são diferentes. É preciso que fique atento para entender em qual conceito e obrigatoriedade a sua empresa encaixa-se.

Afinal, a empresa é uma organização que deve sempre estar sendo cuidada.

Como saber se minha empresa está sem movimento ou inativada?

Lembre-se que através dos conceitos, a empresa sem movimento não possui movimento de atividade operacional, porém pode ter movimento de atividade não operacional. Ela deixa de gerar receita e faturar.

Enquanto, a inativa não exerce nenhuma atividade. Ou seja, nem atividades operacionais e nem as atividades não operacionais.

Através desta principal diferença você poderá analisar se sua empresa está inativa ou apenas sem movimento.

Mas, se ainda persistir dúvidas, contrate um contador para auxiliá-lo a identificar como está a sua situação empresarial. Ao contatá-lo facilitará todo o processo de saber o que deve ser feito, o que deve ser pago ou não, e principalmente, o que fazer para mudar o cenário se o atual estado não estiver do seu agrado.

Por que contratar um escritório de contabilidade para a minha empresa?

A contratação de um escritório de contabilidade ou contador específico de confiança é essencial desde o início de abertura da sua empresa possui importância tanto para o governo que precisa regularizar seus impostos devidos quanto para você empresário que precisa pagá-los.

A economia local conta com essa organização desde o início. Contar com um profissional capacitado e de confiança é garantir que todos os processos sejam feitos de forma eficaz.

Ou seja, como elaborar estratégias para que a empresa possua movimentações ou até mesmo a possibilidade de torná-la inativa.

A empresa estar sem movimento não significa que deva ficar sem a supervisão de um profissional capacitado para auxiliar você durante essa fase de ausência de movimentações.

Por conta disso, tenha em mente que não importa seu modelo tributário, seja Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real; é importante que elabore estratégias de forma consciente.

Se estiver inseguro a contratação de um profissional e as informações expostas pela Receita Federal serão de grande ajuda para aqueles que não sabem o que deve fazer nesse momento.

Quais as vantagens de um contador para uma empresa sem movimento?

O contador é o profissional capacitado que poderá te ajudar com as as seguintes situações:

  • Regularizar seus pagamentos tributários;
  • Elaborar os relatórios de demonstrativos contábeis;
  • Abertura da sua empresa;
  • Auxílio com a decisão de qual é o melhor regime tributário;
  • Orientação para a tomada de decisão.

O profissional é capacitado para fornecer as melhores informações e estratégias legais que poderão ser estudadas junto com você para alavancar o seu negócio.

Por conta disso, é pertinente que o negócio esteja sendo cuidado por profissionais que agregam o próprio empresário.

A tomada de decisão eficiente é capaz de salvar qualquer CNPJ e até mesmo CPF em situações críticas, como endividamento e até mesmo sem haver movimentações de caixa.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.