Como deixar uma empresa inativa

17/12/2021
empresa-inativa

O que é uma empresa inativa?

Uma empresa inativa é uma empresa que não está em operação. Pode ser porque está fechada, porque seus funcionários foram demitidos ou por qualquer outro motivo.

Por que uma empresa deixa de operar?

Uma empresa pode finalizar suas atividades por diversos motivos, como falência ou mudança na estratégia da empresa. Essas decisões podem ser tomadas individualmente ou em conjunto pelos sócios da empresa.

Como saber se a empresa está inativa?

Para saber se uma empresa está inativa, é preciso verificar se ela continua emitindo notas fiscais ou se está com atividade suspensa. Além disso, é possível verificar se ela está em um dos estados da situação cadastral do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Como fazer para regularizar a situação da empresa?

Primeiramente, é preciso emitir as últimas notas fiscais da empresa para que ela não seja declarada inativa. Logo após, o sócio deverá pagar as dívidas trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Depois disso, ele deverá solicitar a baixa do CNPJ da empresa junto a Receita Federal.

Como deixar uma empresa inativa?

Para deixar uma empresa inativa, é preciso emitir as últimas notas fiscais da empresa para que ela não seja declarada inativa. Logo após, o sócio deverá pagar as dívidas trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Ele ainda deverá solicitar a baixa do CNPJ da empresa junto a Receita Federal.

Por que dizemos que as notas fiscais são fundamentais para dar continuidade ao negócio?

As notas fiscais são fundamentais para a comprovação da atividade empresarial. Você poderá solicitar uma certidão de regularidade fiscal, o que mostra se a empresa está inativa e sem nenhuma pendência. Essa comprovação será fundamental para a abertura de novos negócios.

Dessa forma, é muito importante emitir as notas fiscais da empresa para evitar problemas futuros e facilitar o seu funcionamento. O registro do CNPJ é a companhia responsável por controlar a situação cadastral da empresa e garante que ela não esteja inativa. Dessa forma, você terá mais segurança jurídica no momento de administrar a sua empresa.

Quais os riscos de comprar uma empresa inativa?

Apesar de ser um negócio lucrativo, a compra e venda de empresas inativas é mais perigosa para o comprador. Algumas vezes, a empresa inativa tem problemas judiciais que podem atrapalhar o seu funcionamento, causar prejuízos financeiros e gerar dificuldades para a abertura de novos negócios.

Por isso é essencial conferir a situação jurídica da empresa antes de realizar qualquer transação.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.