O Microempreendedor Individual (MEI) é uma pessoa que trabalha por conta própria e gera renda de até R$ 81 mil por ano. Para se formalizar como MEI, é necessário preencher um formulário simplificado na Prefeitura da sua cidade, acompanhado de documento de identificação e comprovante com CEP para que o órgão encaminhe ao Ministério do Trabalho.
O MEI é um regime de tributação simplificado, que permite ao empreendedor pagar apenas 5% de imposto sobre o valor da receita bruta. Além disso, o microempreendedor individual tem direito a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, seguro-desemprego e aposentadoria.
O microempreendedor individual paga 5% de imposto sobre a receita bruta e tem direito a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, seguro-desemprego e aposentadoria.
Para formalizar o MEI, é necessário preencher um formulário simplificado na Prefeitura da sua cidade, acompanhado de documento de identificação e comprovante com CEP para que o órgão encaminhe ao Ministério do Trabalho.
Para formalizar o cancelamento do MEI, é necessário preencher um formulário simplificado na Prefeitura da sua cidade, acompanhado de documentos que comprovem a baixa no emprego como, por exemplo, documentos que comprovem nome e endereço da empresa na qual o interessado era formalizado atualmente.
Sim. É possível comprar produtos para revenda, desde que estejam dentro das atividades permitidas para o microempreendedor individual.
Não. O microempreendedor individual não pode ter funcionário.
O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é o registro das empresas brasileiras junto ao governo federal. Nele constam informações sobre o nome, endereço e atividade da empresa.
Além de pagar apenas 5% de imposto, o MEI tem direito a vários benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, seguro-desemprego e aposentadoria. Além disso, os MEIs têm acesso a vários programas de incentivo, como por exemplo, o Microcrédito.
SEMPRE é o programa anterior ao MEI, que formalizou mais de 4 milhões de pessoas no Brasil todos os anos. O Microempreendedor Individual é um regime de tributação simplificado, que permite ao empreendedor pagar apenas 5% de imposto sobre o valor da receita bruta. Além disso, o microempreendedor individual tem direito a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, seguro-desemprego e aposentadoria.
Não. O MEI só é permitido trabalhar no país em que está formalizado.
As atividades econômicas do Microempreendedor Individual (MEI) são aquelas permitidas pela lei, dentro de seu ramo de atuação. São elas:
Sim. Todas as empresas, independentemente do tamanho, são obrigadas a emitir nota fiscal para todas as operações que realizarem. A Nota Fiscal é um documento que comprova a venda de um produto ou serviço.
Para abrir o MEI, é necessário apresentar os seguintes documentos: