Como distribuir os lucros com prejuízo acumulado?

15/12/2021
distribuir-lucros-com-prejuizo-acumulado

O que são lucros?

Lucros é a ganância do lucro. É o seu grande objetivo na vida, mas não é tudo. É bom ser ganancioso, mas só quando você tem uma empresa que dá certo e que cresce com suas ideias.

Você pode até lucrar com uma empresa de merda, mas isso não significa que você está fazendo algo muito bem feito. É claro que o grande negócio é ter um bom lucro, pois aí você está fazendo as coisas certas.

A questão é: como distribuir esses lucros? Alguns empresários preferem reinvestir todos os lucros na empresa, para que ela cresça ainda mais. Outros preferem pagar dividendos aos acionistas, para que eles recebam parte do lucro. Há também aqueles que preferem gastar todo o lucro na empresa, para mantê-la funcionando.

Tudo isso é muito importante, pois vai influenciar na sobrevivência da empresa. Se você reinvestir todos os lucros, a empresa terá mais recursos para crescer. Se você pagar dividendos, os acionistas terão uma renda regular. Se você gastar todo o lucro, a empresa vai continuar funcionando, mas não terá como crescer.

O que são prejuízos acumulados?

Prejuízos acumulados é quando você perde muito dinheiro, mas não para de investir. Você pode ter um prejuízo de R$ 1 milhão por ano, por 5 anos consecutivos e já estar no vermelho em cinco milhões, sem contar com a correção monetária.

Isso é um problema sério e acaba atrapalhando muitas empresas que estão começando e já estão no vermelho, porque não conseguem crescer.

Por isso, qualquer empresário sério acha um absurdo ganhar dinheiro e não distribuir para os acionistas, principalmente se o prejuízo é grande. É claro que alguns pegam mais, outros menos. Mas, se você tem um prejuízo acumulado, a distribuição de lucros é fundamental para que você volte a ter lucro.

É por isso que as empresas estão cada vez mais buscando o equilíbrio entre os lucros e os prejuízos acumulados. Existe uma grande chance de a empresa não crescer e, quando não cresce, é difícil ela se sustentar no longo prazo. Isso acaba fazendo com que a maioria das empresas feche as portas depois de alguns anos.

Qual a importância da distribuição de lucros com prejuízo acumulado?

A importância da distribuição de lucros com prejuízo acumulado é fundamental para que a empresa volte a ter lucro. Sem essa distribuição, os acionistas não vão receber nada e o prejuízo vai continuar aumentando.

O equilíbrio entre os lucros e os prejuízos acumulados é fundamental para a sobrevivência da empresa no longo prazo.

Como é feita a distribuição dos lucros com prejuízo acumulado?

A distribuição dos lucros com prejuízo acumulado é feita proporcionalmente ao número de ações do acionista. Existe a justificativa que a maioria das empresas fazem, que é pagar dividendos proporcionalmente ao prejuízo acumulado porque o mesmo já não entra mais na contabilidade da empresa. Isso é mentira, e quem disse com erro.

Toda empresa que distribui dividendos tem um registro de quem recebeu e quando recebeu. Essa informação é importante para que a empresa não seja acusada de fraude.

A distribuição de lucros com prejuízo acumulado é fundamental para a sobrevivência da empresa no longo prazo. É preciso que os empresários se preocupem com isso, para que a empresa não feche as portas depois de alguns anos.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.