Contabilidade em São Paulo

11/1/2021
contabilidade-em-sao-paulo

Em grandes cidades como São Paulo há uma grande concentração de empresas e muitos empreendedores com o desejo de abrir uma empresa. Como consequência também existem diversas empresas de serviços contábeis oferecendo uma larga opção de serviço de contabilidade a fim de agregar valor as empresas. Devido a burocracia e a alta carga tributária brasileira é indispensável a procura de um bom escritório de contabilidade para que quer abrir um novo negócio.

Qual o custo para abrir uma empresa em São Paulo?

As taxas de abertura de empresa que serão pagas para prefeitura, junta comercial ou cartório. Para empresas EI o valor fica em torno de R$200,00 e para empresas LTDA/Eireli aproximadamente R$300,00.

Quanto tempo demora aproximadamente para abrir uma empresa em São Paulo?

O prazo médio para abrir uma empresa no Estado de São Paulo, é de 10 dias. Esse prazo inclui o início do cadastro, confecção de todos os documentos, protocolos e tempo de retorno dos órgãos públicos, assim como o enquadramento no regime tributário. O prazo pode variar de acordo com a agilidade dos órgãos públicos e do tempo de retorno nas etapas que dependem de informações do empresário.

Já para a obtenção de alvarás (de funcionamento, vigilância sanitária, Cetesb, entre outros, dependerá da atividade a ser desenvolvida)

Quais são os impostos pagos por uma empresa na cidade de São Paulo?

Na cidade de São Paulo o ISS, imposto sobre serviços prestados tem a alíquota máxima de 5%. Caso a empresa seja optante pelo Simples Nacional este imposto, assim como os impostos federais,  já está incluso na guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O cálculo de outros impostos depende do ramo de atividade da empresa e em alguns casos, também do faturamento. Por isso a importância do profissional de contabilidade prestar orientação completa sobre a abertura da empresa e não simplesmente realizar os procedimentos burocráticos.

Quais são os serviços oferecidos por um escritório de contabilidade?

Fazem parte do escopo de uma empresa contábil os serviços tradicionais de assessoria contábil;

  • Abertura e alteração de empresa
  • Escrituração contábil
  • Serviços fiscais e tributários
  • Departamento pessoal

Conforme o avanço de novas tecnologias os serviços contábeis acompanham as tendências, entregando aos clientes muito mais do que as rotinas burocráticas. Pois com a maior digitalização de processos e integração de dados, o contador passa a ter um papel menos operacional e mais analítico e consultivo.

Confira opções de serviços de contabilidade que pode agregar valor ao seu negócio e que talvez você não sabia que seu contador poderia fazer.

Finanças Pessoais

Separar as contas pessoais e da empresa é algo que a maioria dos empresários têm dificuldade. O escritório contábil pode além de cuidar da sua empresa, ajudar a organizar suas finanças pessoais além da declaração do Imposto de Renda e IPTU por exemplo.

Este serviço contábil é válido especialmente para proprietários de pequenas empresas que estão começando a entender a necessidade de separar as contas.

Além disso o contador pode auxiliar no planejamento da aposentadoria visto que as novas regras trouxeram muitas dúvidas, já que o tempo mínimo de contribuição não é mais 30 anos como anteriormente, e para aposentar-se com o valor integral é necessário somar idade mais tempo de contribuição ou um tempo mínimo de 35 anos para mulheres e 40 para homens.

Consultoria

A contabilidade possui diversas informações da empresa, desde os mínimos valores desembolsados do caixa até altos valores de aplicações financeiras. Assim, a contabilidade ajuda a manter a saúde financeira da sua empresa, administrando melhor o dinheiro e evitando entrar em situações de endividamento insustentáveis.

Contabilidade Societária

As empresas estão em constante mudança e, dependendo da alteração, ela deve ser realizada também no contrato social.

Eis algumas das principais alterações contratuais que o escritório de contabilidade pode fazer:

  • Razão social
  • Nome fantasia
  • Sócios
  • Capital social
  • Objeto social
  • Endereço empresarial

Além de alterar o contrato social, o contador pode fazer toda a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos demais órgãos competentes quando necessário.

Controle patrimonial

Sempre que ocorre uma compra de imobilizado, os empresários enviam as notas fiscais para imobilizar os itens e começar a depreciação.

Mas o controle patrimonial vai muito além disso, abrangendo todos os ativos tangíveis e intangíveis da empresa.

Além disso, há impacto na apuração de impostos por manter itens imobilizados indevidamente.

Seu contador também pode recuperar tributos, definir uma política de controle e baixa de imobilizados.

Planejamento tributário

O planejamento tributário deve ser feito anualmente pelas empresas, para garantir o enquadramento no regime tributário correto como simples nacional, lucro presumido ou lucro real.

O trabalho abrange a análise do mapa fiscal, revisão de tributos federais e operações com o exterior, revisão previdenciária, incentivos fiscais e até mesmo reengenharia societária (fusão, cisão ou incorporação de novas empresas).

Além disso, o processo é fundamental para saber qual valor aproximado será devido de impostos mensalmente, e otimizar a estratégia tributária do negócio.

Mas a verdade é que poucas empresas realmente fazem esse planejamento, e esse é mais um dos serviços de contabilidade que agregam valor a sua empresa.

As novas tecnologias são decisivas para o avanço dos serviços de contabilidade, em especial a inteligência artificial e computação em nuvem.

As duas inovações podem ser combinadas em um mesmo sistema, que permita o acesso 100% online às informações das empresas e acompanhamento das rotinas contábeis em tempo real.

Assim, a contabilidade online é uma solução para empreendedores que precisam de agilidade e praticidade no atendimento, e querem estar conectados diretamente aos seus contadores.

Com a correria do dia a dia, resolver tudo em um ambiente online é a forma mais prática de administrar o negócio, tanto para o contador quanto para o cliente.

Além de facilitar o envio das informações, ter uma plataforma em nuvem, permite que você trabalhe de onde desejar – basta ter acesso à internet.

Outro ponto essencial é a facilidade em fornecer informações de apoio à tomada de decisão, por meio de gráficos amigáveis que são facilmente compreendidos.

BPO Financeiro

É comum a terceirização de serviços no mundo dos negócios, o que é chamado de BPO, sigla para Business Process Outsorcing, que em português corresponde a: Terceirização dos processos dos negócios. Isso significa que as tarefas que não fazem parte da missão principal da empresa são terceirizadas. O objetivo é que a empresa foque seus esforços e recursos às suas atividades principais.

O BPO financeiro trata-se da contratação de uma empresa especialista em gestão financeira para cuidar de todos os processos administrativos-financeiro de sua organização. Essa parceria é estratégica para o negócio, pois entrega benefícios como otimização de tempo, economia de recursos e vantagem competitiva.

A terceirização do financeiro é uma tendência crescente entre as empresas, que só têm a ganhar ao delegar às finanças ao contador de confiança.

Além disso, o contador fica responsável por encontrar soluções para os problemas financeiros do cliente, com total controle sobre as movimentações e mais flexibilidade para sugerir ideias.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.