Conta bancaria para Pessoa Jurídica

29/1/2022
conta-bancaria-para-pessoa-juridica

O que é Pessoa Jurídica?

O termo utilizado pessoa jurídica, comumente chamada de PJ, significa que é uma entidade formada por uma ou mais pessoas físicas que tem finalidade ou propósito de prestação de serviços. A pessoa jurídica, portanto, possui um CNPJ.

A pessoa jurídica pode ser:

  • Empresa;
  • ONG;
  • Partido político;
  • Sociedade;
  • Fundação;
  • Igreja.

Portanto, fique atento que para ser pessoa jurídica deve ser levado em conta que deve ter um CNPJ e é reconhecida pelo estado em que está registrada. Assim como pessoa física que deve declarar imposto de renda, a pessoa jurídica declara imposto de renda como também pode realizar a contratação PJ.

O que seria uma conta bancaria para PJ?

É muito comum, ao abrir uma empresa individual, a procura por contas bancárias PJ, pois se diferenciam de uma conta pessoal por ter funcionalidades a mais, como a emissão de boleto de cobrança.

Além disso, elas também são uma boa forma de separar as despesas entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, sendo uma melhor alternativa para o gerenciamento do negócio. Também, esses tipos de contas podem ser tradicionais ou digitais.

Tradicional seria quando o gerenciamento de sua conta é feito pessoalmente em uma agência bancária. Já a digital é quando tudo é feito pela internet sem a necessidade de uma agência.

Hoje em dia, a opção mais usada é a conta digital, pois permitem a abertura e realização de diversas transações por meio de aplicativos, garantindo mais velocidade e evitando as longas filas dos bancos.

E o que torna mais um atrativo, e uma vantagem, seria que não há custo para manter as agências físicas, pois a conta digital PJ oferece taxas mais baixas em relação às contas tradicionais.

O que você precisa para abrir uma conta PJ?

Não há lei que exija das empresas uma conta PJ, contudo, essa é uma importante decisão para a profissionalização do negócio e, consequentemente, no impacto do seu crescimento.

Além disso, a conta PJ é usada para pagar fornecedores, onde essa conta se torna a possibilidade para tender mais clientes.

Outro benefício é a facilidade na contabilidade e organização das finanças (entradas e saídas, sem contar tributos e outras despesas), ajudando em uma boa administração de seu negócio e na separação das finanças da empresa, das pessoais.

Porém, antes de abrir uma conta PJ, é bom entender as necessidades de seu negócio, que podem ser:

  • Pagar contas e tributos;
  • Receber pagamentos;
  • Fazer transferências.

Com tudo estipulado, basta ver as opções do mercado que mais se adequam à realidade da sua empresa.

Vantagens de ser Pessoa Jurídica

As vantagens de ser PJ são incríveis, acompanhe:

  • Flexibilidade de horário;
  • Flexibilidade de projetos;
  • Organização e controle de sua própria carreira.

Pode parecer poucas vantagens, mas elas fazem uma grande diferença no âmbito pessoal e profissional.

Afinal, ser pessoa jurídica acarreta diversas responsabilidades que como pessoa física e trabalhador CLT pode passar despercebida, como o pagamento de impostos e até mesmo um salário que pode não ser fixo.

A pessoa jurídica deve optar por uma série de coisas, como Simples Nacional ou Lucro Presumido, contratação CLT ou contratação PJ.

Como se tornar PJ?

Se você está ansioso para ser uma pessoa jurídica, mas não sabe por onde começar, conte com um contador para auxiliar você a decidir e realizar cálculos e tomada de decisões importantes para o seu negócio.

As vantagens de ter um contador confiável e capacitado ao seu lado são infinitas, por conta de ter decisões mais conscientes de riscos e até mesmo a precaução dos mesmos.

Portanto, não perca tempo.

Se está disposto a empreender e através do cálculo obteve uma boa vantagem, confira as opções disponíveis para você. O modelo tributário mais comum é o Simples Nacional por conta de sua facilidade de pagamento.

Portanto, para se tornar uma pessoa jurídica verifique:

  • Modelo tributário para o seu negócio;
  • Documentação necessária para o registro de MEI ou CNPJ do negócio;
  • Contador ou escritório de contabilidade;
  • Regulamentação da carga de trabalho semanal e tarefas;
  • Quanto de salário mensal pretende;
  • Quem são seus clientes.

Contrate uma assessoria contábil para te ajudar!

Se você é um empreendedor ou gerente de uma pequena empresa, o tipo de trabalho que seu contador lhe proporcionará é essencial para manter registros e faturamento adequados dos clientes.

Mas mesmo que você não tenha nenhum problema com esta área, é sempre aconselhável contratar uma empresa de contabilidade porque profissionais que sabem como administrar suas finanças podem fazer sugestões sobre:

  • Implicações fiscais e mudanças na legislação que podem afetar seu negócio;
  • Podem fazer perguntas sobre relatórios financeiros recebidos de bancos ou investidores;
  • Podem ajudá-lo a comprar novos equipamentos ou até mesmo comprar uma casa.

E como todas estas atividades são realizadas por pessoas especializadas que compreendem os fatores que as influenciam, você mesmo economiza tempo valioso para tentar encontrar informações.

Por que contratar a Solução Group?

A Solução Group conta com serviços personalizados de acordo com as suas necessidades. Além disso, os funcionários são experientes e capazes de assessorá-lo em todos os aspectos relacionados à sua empresa.

Conosco você está livre de preocupações desnecessárias já que seus dados são armazenados em um sistema seguro e confiável (SAP), que podemos acessar a qualquer momento.

Além disso, cuidamos de tudo para que você não tenha que se preocupar com mais nada!

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.