Consultoria contábil

11/1/2021
consultoria-contabil

A Consultoria Contábil, é um serviço contábil que vai muito além da prestação de serviços básicos tradicionais oferecidos por um escritório de contabilidade; como abertura de empresas, apuração de impostos, folha de pagamento, entregas de obrigações acessórias e declarações de imposto de renda. Atualmente cada vez mais escritórios contábeis estão percebendo as mudanças do perfil do profissional contábil, e estão passando a oferecer serviços de consultoria contábil que agrega valor às empresas criando uma relação mais presente e duradoura entre contador e empresa.

Como funciona o serviço de Consultoria Contábil?

A consultoria contábil elabora algumas atividades desenvolvidas a partir das demonstrações contábeis abrangendo as áreas contábil, fiscal e financeira como:

  • Planejamento Tributário: verificando se o regime tributário utilizado é o mais adequado e se existem créditos fiscais a recuperar.
  • Gestão Financeira: controlando o fluxo de caixa e implementando uma gestão orçamentária, para que possa planejar e monitorar seu negócio.

Os serviços de consultoria são trabalhos mais personalizado que podem variar de acordo com a necessidade que cada empresa, bem como com a especialidade do consultor. Uma empresa de consultoria contábil se dedica a realizar relatórios de fácil entendimento para os usuários, de forma que o empresário possa interpretar os dados para auxiliá-lo nas tomadas de decisões e fazer uma boa gestão financeira da empresa.

Quando contratar uma?

Se você não sabe se sua empresa precisa de uma consultoria contábil, veja alguns motivos para se levar em consideração em relação ao tamanho da importância do serviço de um escritório de consultoria contábil, independente da fase em que sua empresa se encontra:

Investir no crescimento da sua empresa

Especialmente micro e pequenas empresas, bem como todas as empresas que estão em fase de crescimento, podem se beneficiar dos serviços de consultoria contábil para saber como está a saúde financeira de sua empresa, como por exemplo na hora de solicitar um empréstimo para ampliar suas operações. Como também, para saber se é hora certa de contratar novos funcionários, ou comprar mais máquinas e equipamentos.

A consultoria contábil lhe trará dados que mostrarão se sua empresa tem capacidade de financiar recursos sem comprometer o seu equilíbrio financeiro. Ou seja, se após a obtenção de créditos a empresa será capaz de honrar suas dívidas.

Contar com o apoio de especialistas

Contando com especialistas nas áreas contábil, fiscal e financeira sua empresa garante segurança durante o processo de tomada de decisão, com a garantia de dados certeiros e também com a facilidade de análises com um profissional que lhe proporcionará relatórios e o aconselhará sobre quais as possíveis mudanças para melhorar o desempenho de sua empresa.

Planejamento financeiro

A empresa de consultoria contábil atua como um conselheiro que auxilia no planejamento estratégico da empresa apontando as diretrizes, ajudando a estipular metas de curto, médio e longo prazo. A gestão financeira é baseada em uma metodologia, e existem diversos modelos que dão suporte para a definição das ações estratégicas, como por exemplo:

  • Swot: Discriminar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • Plano de ação:  plano tático, utilizando o modelo 5W2H e o uso das sete perguntas; o que será feito, quando, onde, como, quem fará, por que e o custo.

Planejamento tributário

Um dos ramos de atividade da consultoria contábil é planejamento tributário ou fiscal, que é a gestão e o estudo do pagamento dos tributos com o intuito de reduzir legalmente a carga tributária incidente sobre a empresa.

Começando pelo planejamento tributário estratégico que se trata do enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente, entre lucro real, lucro presumido ou simples nacional, analisando as particularidades fiscais que variam de acordo com a localização da empresa, o ramo de atividade, a estrutura de capitais, o modelo de contratação de recursos humanos entre outras.

E em seguida pelo operacional, estabelecendo processos para a correta escrituração e o pagamento dos impostos nos prazos previstos.

Gestão de Custos

A gestão de custos é outro ramo da consultoria contábil cujo principal objetivo é fornecer maior segurança para definir a margem de lucro de cada item. Pois a formação do preço de venda de um produto ou serviço está ligada às despesas e custos de toda a operação. A maioria das empresas tem como meta a redução de custos e isto só pode acontecer efetivamente com uma boa gestão de custos. Uma empresa só saberá quanto ela lucra se ela souber quanto ela gasta, por isso é primordial controlar todas as despesas e custos fixos e variáveis;

  • Custos fixos: Que não variam de acordo com a produção, ou seja, independente da produção eles não serão alterados, exemplo: água, luz, aluguel, telefone, internet, folha de pagamento, produtos de limpeza, etc.
  • Custos Variáveis: que estão diretamente relacionados à produção ou venda, ou seja, quanto mais você produz ou vende, mais ele irá aumentar, exemplo: tributações, matéria prima, insumos, taxas de cartão, aplicativos etc.

A precificação é o ato de determinar um preço, levando em consideração os custos despesas e margem de lucro. Se você simplesmente estipular um valor por intuição ou comparação com os concorrentes, poderá ter sérios problemas financeiros e acabar em uma situação insustentável. A consultoria contábil com base nos custos fixos e variáveis e margem de lucro pode calcular o preço, além de poder calcular o ponto de equilíbrio, ou seja, a quantidade mínima necessária à ser vendida para que a receita cubra as despesas e custos da operação.

Gestão contábil e fiscal simplificada

A utilização de software de gestão e a troca de documentos digitalmente são peças chaves para que a consultoria contábil seja fidedigna e tempestiva. Por exemplo, se a empresa juntamente com a consultoria contábil estipularam metas de crescimento para o próximo mês é necessário que o movimento financeiro chegue ao escritório contábil rapidamente para que a consultoria possa produzir os relatórios fiscais e contábeis e em conjunto com o empreendedor analisar os resultados. Além do mais, muitas decisões precisam ser tomadas com urgência e para tanto, as demonstrações contábeis precisam estar disponíveis o mais rápido possível. Atualmente temos cada vez mais opções de plataformas de compartilhamentos de dados que facilitam a comunicação entre contador e empresa, agilizando os processos e reduzindo custos com impressões e motoboys.

A importância da Consultoria Contábil

Num país extremamente burocrático e com uma alta carga tributária como o Brasil, contar com o suporte de uma empresa de consultoria contábil é de suma importância para a sobrevivência de qualquer empresa. Uma boa parceria estratégica lastreada em comunicação e transparência servirá de um poderoso mecanismo de controle e planejamento dando suporte para a expansão das atividades da sua empresa.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.