Compras e vendas de bens

24/11/2021
compras-e-vendas-de-bens

O que são bens?

As mercadorias são definidas na lei como todas as coisas (incluindo mercadorias especialmente fabricadas) que são móveis no momento da identificação para um contrato para venda. Uma coisa é considerada identificada se for por palavras ou conduta, comunicada ao vendedor em termos expressos. Identificar uma coisa como um bem pode incluir a comunicação da quantidade, qualidade ou qualquer outra característica identificadora que permita a uma pessoa razoável distingui-la de outras coisas.

Além disso, fatores relevantes que indicam que uma coisa em particular não é um bem incluem:

  1. O vendedor tem mais de um dos mesmos bens;
  2. Não há nenhuma amostra disponível para mostrar o seu aspecto ou funcionamento;
  3. A coisa vendida é inseparável de outros bens até que seja separada pelo comprador.

O que são bens sob um contrato?

Sob um contrato, as mercadorias incluem:

  1. Qualquer item individual que tenha sido identificado como um bem individual pelo menos uma vez sob o contrato;
  2. A menos que seja excluído por lei, qualquer coisa ligada a embutida, incorporada ou misturada com outros bens, se eles se tornarem parte desse outro bem. Se algo se torna parte de outra coisa após identificação como um bem, então é considerado parte desse bem mesmo que não esteja fisicamente ligado a ele;
  3. O fato de as circunstâncias mostrarem que o comprador não pretende ou não tem motivos razoáveis para fazer uso efetivo das mercadorias embarcadas impedirá que elas sejam consideradas como mercadorias;
  4. Quando uma parte especifica requisitos de desempenho em relação às mercadorias fornecidas por outra parte, tais requisitos são tratados como condições somente se constarem do contrato ou das relações entre as partes. Neste contexto, a especificação refere-se a desenhos, padrões e amostras.

Elementos Essenciais dos Contratos de Venda de Mercadorias

Os elementos essenciais de todo contrato para a venda de mercadorias são:

  1. Existência ou posse de capacidade legal para celebrar contratos;
  2. Um objeto válido;
  3. Consentimento;
  4. Um acordo sobre preço;
  5. As partes devem ter a intenção de torná-lo vinculativo entre elas.

Existência ou posse de capacidade legal para firmar contratos

As partes devem ter a capacidade legal e autoridade para contratar. Devem ter no mínimo 18 anos de idade e não estar desqualificadas por lei para celebrar contratos. Quando uma parte é representada por outra pessoa, presume-se que tenha sido autorizada a fazê-lo, a menos que haja fatos que demonstram a invalidade de tal representação. Além disso, se uma parte souber que a outra parte estava equivocada quanto à sua identidade ou status, então este conhecimento pode ser usado como uma exceção para determinar se ambas as partes eram capazes de contratar.

Como são feitas as compras e vendas de bens?

Um acordo de compra e venda é feito por escrito somente quando a lei o exigir ou quando as partes tiverem acordado que um contrato deve ser feito por escrito.

Os elementos essenciais que devem constar na face de um documento são:

  1. Nome, estilo comercial, endereço comercial, número de telefone e fax de cada parte;
  2. Data do documento;
  3. Descrição das mercadorias, incluindo quantidade, qualidade e quaisquer marcas distintivas que permitam identificá-las especificamente nos termos do contrato;
  4. Preço ou como ele será determinado;
  5. Tempo permitido para o pagamento;
  6. Modo de envio/entrega/embalagem se não for acordado antes do tempo a disposição padrão se aplica Objeto válido.

Uma venda de mercadorias só pode ser feita se a venda for para uma finalidade legal, tiver um objeto válido e seguir caracteres específicos.

Um acordo sobre preço deve ser sempre alcançado para que o pagamento seja legalmente exigível, contendo:

  • Consentimento a exigência comum de oferta;
  • Aceitação;
  • Consideração.

São aplicados tanto aos contratos em geral quanto aos contratos de venda de mercadorias. As partes devem ter a intenção de tornar sua relação ou transação vinculante uma à outra.

Os contratos de compra e venda são utilizados em todas as transações que envolvem dinheiro mudando de mãos de uma forma ou de outra (em favor do vendedor). Deve também mostrar quanto dinheiro mudará de mãos, quando isso acontecerá, quem pagará a quantia e por que razão. A principal consideração em um contrato de venda é o preço pelo qual algo será vendido.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.