Como gerenciar sua empresa com a contabilidade?

29/1/2022
como-gerenciar-sua-empresa-com-a-contabilidade

O que é a contabilidade?

A contabilidade é o ato de registrar e resumir as transações comerciais. Estes registros são o que os profissionais financeiros utilizam para determinar o lucro ou prejuízo líquido de sua empresa.

No final de cada mês, trimestre ou ano, o departamento de contabilidade de sua empresa deve fornecer-lhe um balanço para mostrar quanto dinheiro sua empresa tem no banco. Um demonstrativo de renda deve lhe dizer qual a receita que sua empresa trouxe durante esse período.

Por que você deve manter bons registros?

A resposta a isto é simples: porque se você não o fizer, ninguém o fará. Ao manter registros muito detalhados das transações comerciais de sua empresa, você está criando uma imagem precisa de quão bem-sucedida ela realmente é.

Os profissionais financeiros utilizam estes números para garantir que seus próprios negócios estejam funcionando sem problemas e com eficiência. Muitas pessoas ficam presas à emoção de possuir um negócio e ignoram os detalhes diários que precisam ser tratados.

Se sua empresa se enquadra nesta categoria, contratar uma empresa de contabilidade externa pode ser um investimento que vale a pena para monitorar procedimentos e manter um certo nível de sucesso em suas operações comerciais.

O que faz um contador?

Um contador é quem auxiliar nas decisões financeiras da empresa. Ele é responsável por elaborar demonstrações contábeis, analisar e registrar as transações financeiras, gerar relatórios, entre outras atividades.

O contador determina a forma como os valores devem ser reconhecidos na empresa para que o acionista saiba todos os gastos e receitas da organização.

A contabilidade é uma ciência que auxilia nas tomadas de decisões financeiras, econômicas e administrativas. Para isso, o contador analisa as transações financeiras e prepara as demonstrações contábeis, documentos necessários para a tomada de decisão.

Os principais documentos que o contador elabora são: balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, mapas de fluxo de caixa, entre outros.

O contador é um profissional que atua na área financeira da empresa e seus principais objetivos são:

  • Ajudar a tomada de decisões;
  • Analisar as transações financeiras;
  • Preparar demonstrações contábeis.

O papel do contador é fundamental para a boa gestão de uma empresa. O profissional tem um grande conhecimento sobre as finanças e pode ajudar a reduzir os custos da empresa, além de garantir que todas as contas sejam feitas de maneira correta.

A importância do contador está relacionada ao bom funcionamento da empresa. Uma empreendedora precisa se atentar para o fato de que é um profissional especializado em finanças, e que pode trazer grandes benefícios para o negócio.

Como saber se meu negócio requer a terceirização de um contador?

A necessidade de terceirização dependerá de vários fatores, tais como se você faz despesas em termos de bens adquiridos com cartão de crédito, etc.

Se estas situações se aplicam a você, então seria aconselhável terceirizar seu departamento de contabilidade, já que a lei estabelece que cada empresa deve manter dois conjuntos de livros: uma escrituração contábil interna que é apresentada à administração ou Conselho de Administração, e a escrituração externa que é submetida à Administração Fiscal.

Deve-se enfatizar que isto não pode ser feito por qualquer pessoa que tenha conhecimentos contábeis.

A razão é que eles devem cumprir certos requisitos para assegurar o cumprimento de todas as formalidades legais, tanto nacionais quanto internacionais, não apenas para sua empresa, mas também para você como um contribuinte individual.

Posso fazer minha própria contabilidade?

Sim, você provavelmente pode fazer sua própria contabilidade se tiver boas habilidades organizacionais e um aglutinante para separar as finanças empresariais, das pessoais.

Entretanto, contratar um contador lhe permitirá economizar tempo e deixar certas tarefas nas mãos de alguém que sabe o que está fazendo.

Se você decidir que ter um contador de fato trabalhando para você é mais benéfico do que cuidar das coisas você mesmo, certifique-se de que ele ou ela compreenda suas necessidades antes de assinar com uma agência.

Como identificar um bom escritório de contabilidade?

Para identificar um escritório de contabilidade precisa estar atento aos seguintes critérios:

  • Profissionais capacitados e ativos no órgão regulamentador da área;
  • Focam em tecnologias eficientes;
  • Bom atendimento;
  • Materiais de estudos atualizados.

Ter bons profissionais acarreta em sua organização própria e também atualização frequente sobre o que rege a sua área, tanto tributações quanto em materiais divulgados para e pela empresa, como o blog.

Uma boa empresa de contabilidade que contém um blog facilita a divulgação de dúvidas e assuntos importantes sobre a área que direcionam os clientes a resolverem ou por si próprios ou até mesmo informa qual é o serviço ideal para o problema exposto.

Por conta disso, fique atento em como é o atendimento, pois é através do atendimento que saberá como é a relação dos contadores com seus clientes e processos.

Afinal, sem uma boa comunicação com seu contador o procedimento poderá ser estressante em algum momento.

Para a tomada de decisão é importante que tenha consigo profissionais capacitados e de confiança para alavancar sua empresa no caminho estável e eficiente.

Portanto, como visto no artigo é importante que encontre um escritório de contabilidade acessível para ter uma consultoria contábil adequada.

A empresa de contabilidade é responsável não só em emitir os demonstrativos contábeis, mas também em garantir a eficiência de seus processos tributários e fiscais para que, ao ocorrer qualquer atualização nas leis ou uma nova forma de relatórios, seja feita da forma atual e correta.

Então, se você é um recente empreendedor ou está pensando em mudar de consultoria contábil, conte com uma empresa capacitada para lidar com todos os seus problemas tributários, contábeis e imobiliários.

Até mesmo se você não for um empreendedor, mas está precisando de ajuda para fazer a Declaração de Imposto de Renda ou vender algum imóvel a assessoria imobiliária será capaz de auxiliar desde o início todos estes procedimentos que são comuns na vida cotidiana daqueles que possuem algum patrimônio que possa colocar à venda ou aluguel em sua região.

Por que contratar a Solução Group?

A Solução Group conta com serviços personalizados de acordo com as suas necessidades. Além disso, os funcionários são experientes e capazes de assessorá-lo em todos os aspectos relacionados à sua empresa.

Conosco você está livre de preocupações desnecessárias já que seus dados são armazenados em um sistema seguro e confiável (SAP), que podemos acessar a qualquer momento.

Além disso, cuidamos de tudo para que você não tenha que se preocupar com mais nada!

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.