Como fazer balanço patrimonial no Excel

24/11/2021
como-fazer-balanco-patrimonial-no-excel

O que é balanço patrimonial?

Um balanço patrimonial é uma demonstração financeira que resume os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa em um determinado momento. É uma das três demonstrações financeiras fundamentais, que também incluem a demonstração de resultados e a demonstração de fluxos de caixa.

A equação do balanço patrimonial: A equação do balanço patrimonial afirma que ativo total = passivo total + patrimônio líquido do acionista. A razão para esta equação era entender quanto dinheiro estaria disponível se todas as obrigações fossem cobertas.

Por que é importante fazer o balanço patrimonial e como ele é usado?

É usado para compreender a saúde financeira de uma empresa em um determinado momento.

Pode ser usado por credores e potenciais investidores para tomar decisões sobre empréstimos ou investimentos com empresas.

Como fazer um balanço em excelência?

Fazer um excelente balanço requer que os usuários saibam quanto dinheiro é devido, qual é o valor da propriedade que possui e quanto dinheiro tem em mãos. Estas informações podem ser obtidas na declaração de renda, demonstração de fluxo de caixa e outras declarações relevantes que são publicadas juntamente com relatórios anuais ou formulários 10K.

Os usuários devem abrir uma planilha Excel de acordo com sua preferência (novo documento/pasta de trabalho Excel em branco), nomeá-la "Balanço" e salvá-la como arquivo “.xlsx” para uso posterior em análise.

Como fazer o balanço patrimonial no Excel?

Os dados do balanço patrimonial são coletados da demonstração de resultados e da demonstração de fluxo de caixa. Um balanço patrimonial resume os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa em um determinado momento. É uma das três demonstrações financeiras básicas (as outras duas são a demonstração de resultados e a demonstração de fluxos de caixa) que lista todos os ativos, passivos e patrimônio líquido do proprietário a partir de uma determinada data.

Ativo: Um ativo é um recurso econômico para gerar benefícios econômicos futuros que excedem seu custo para ser detido por uma entidade. Por exemplo, dinheiro em conta bancária ou investimentos na bolsa de valores proporcionam benefícios ao longo do tempo sem qualquer despesa corrente; estes são vistos como ativos mesmo que nunca possam produzir valor superior ao custo de aquisição (por exemplo, direitos minerais)

Passivo: Uma responsabilidade é uma obrigação econômica. É uma reivindicação potencial sobre os recursos de outros, de outras entidades ou entidades. Uma entidade deve contar como um passivo somente na medida em que tenha uma ou mais obrigações contratuais incondicionais pendentes dadas por qualquer parte, atualmente devidas ou pagáveis no futuro, para as quais a entidade não tenha acordos efetivos de cobertura

Patrimônio líquido do proprietário: Isto representa os juros residuais no ativo após a dedução de seu passivo. O patrimônio líquido do proprietário é dividido entre capital aportado, lucros acumulados e conta de saque que são subdivididos em classificações correntes/não correntes.

Benefícios de fazer o balanço patrimonial no Excel

O balanço em planilha Excel pode ser usado para completar a análise básica da saúde financeira de uma empresa. Ele também garante que não haja discrepâncias nos dados enquanto se recolhem informações de diferentes fontes. Isso facilita a análise das demonstrações financeiras.

O balanço patrimonial é uma das três demonstrações financeiras básicas (as outras duas são a demonstração de resultados e a demonstração de fluxo de caixa) que lista todos os ativos, passivos e patrimônio líquido do proprietário a partir de uma determinada data. Estas informações podem ser utilizadas por investidores e credores para tomar decisões de investimento.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.