Existem diversos caminhos para abrir uma empresa, mas o primeiro e mais importante é decidir qual tipo de empresa você quer abrir. Existem vários modelos de negócios, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, existem dois tipos principais de negócios: Pessoa Física e Jurídica. A principal diferença é que a primeira tem um único sócio responsável pelo seu negócio, enquanto a segunda pode ter vários sócios.
O empresário deve decidir qual tipo de empresa ele quer abrir antes de enfrentar os demais passos do processo. Você deve pensar nesses fatores:
Depois de analisar esses pontos, você já pode começar a montar seu plano de negócios e buscar parceiros para o seu empreendimento. A maioria das pessoas começa o negócio em seu próprio nome (ou de algum parente).
Outra opção para abrir uma empresa é abri-la com um sócio. Existem muitas vantagens nisso, porque o empresário tem um sócio que trabalha para ele e conta com toda a experiência dele. No entanto, vale lembrar que se você escolher um sócio, você precisa confiar nele e ter certeza de que ele compartilha dos seus objetivos.
Caso você não queira abrir uma empresa com um sócio, há ainda a possibilidade de contratar funcionários. Nesse caso, você deve se atentar aos cuidados legais, como contratação, folha de pagamento, etc.
Existem diversas formas de abrir uma empresa e cada um tem as suas vantagens e desvantagens. O importante é pesquisar bastante para tomar a melhor decisão para o seu negócio.
Existem diversos benefícios de abrir uma empresa, como o fato de você ser o dono do seu próprio negócio e ter total controle sobre ele. Você também pode ter uma maior flexibilidade nos horários e escolher a forma que deseja receber os seus rendimentos.
Além disso, o empresário pode usufruir de diversas vantagens fiscais e financeiras após abrir a empresa. Algumas pessoas preferem abrir uma empresa do que trabalhar por conta própria, já que elas têm mais segurança jurídica e podem contar com benefícios de terceiros.
Por fim, existem também os benefícios psicológicos de ser dono do próprio negócio. O empresário tem a sensação de realização ao ver o seu negócio crescendo e prosperando.
Para abrir uma empresa de projetos, você precisa ter um bom planejamento e estratégia. É importante saber qual tipo de serviço o seu negócio vai oferecer, quais são as suas vantagens frente a concorrência e qual é o seu público-alvo.
Para isso, você deve estudar muito sobre o mercado de projetos no Brasil e no mundo. Além disso, é importante fazer prospecção e levantamentos sobre o seu público-alvo.
Outro item que você deve considerar é se quer abrir um escritório ou uma empresa virtual. Os dois modelos têm vantagens e desvantagens e devem ser pensados com calma.
O trabalho de abrir uma empresa não é “tasking”, mas requer profissionalismo. Por isso, é muito importante escolher um bom contador e consultar bons advogados para ajudá-lo nesse processo.
O contador pode auxiliar você a organizar o seu planejamento e apresentá-lo às finanças, Administração e outros departamentos da empresa. Já os advogados podem orientar você sobre os direitos e obrigações da sua empresa.
Portanto, é muito importante ter um bom planejamento antes de abrir a sua empresa de projetos. Esses passos ajudarão você a ter uma noção clara do que precisa fazer para começar a operar.
Legalmente, para abrir uma empresa no Brasil é necessário cumprir com alguns requisitos básicos, como registrar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), fazer o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) junto a Receita Federal do Brasil, criar um contrato social e assinar todos os documentos necessários.
Existem diversos custos envolvidos na abertura e no funcionamento de uma empresa. É muito importante analisar todos os itens do planejamento financeiro para não colocar os seus recursos no lugar errado.
Alguns dos custos envolvidos na abertura de uma empresa são:
Apesar de todos esses custos, vale a pena abrir uma empresa de projetos porque você terá acesso a diversos benefícios fiscais, como isenção de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).
Os processos para abertura e legalização de uma empresa no Brasil são longos. É necessário ter paciência, esperar as respostas dos órgãos competentes e cumprir com todos os requisitos.
A média de tempo para abertura de uma empresa é de 60 dias, mas esse tempo pode variar de acordo com o estado e os órgãos envolvidos.