Como abrir holding

24/11/2021
como-abrir-holding

O que é holding?

Uma empresa holding é uma empresa que possui ações em circulação de outras empresas. A holding não precisa se envolver em nenhuma operação (como gerenciar ou produzir bens), mas pode exercer controle completo sobre as subsidiárias tomando decisões corporativas em seu nome, tais como quais projetos investir e quanto pagar em dividendos.

Como abrir uma empresa holding?

Há quatro etapas principais na criação de uma nova holding:

  1. Criação da administração da holding. Os diretores são responsáveis pela supervisão de todas as atividades comerciais internas da holding, incluindo decisões importantes como investir ou não em determinados projetos e quanto pagar em dividendos. Também é necessário estabelecer a estrutura de capital que a holding manterá durante suas operações, o que determinaria quantas ações cada subsidiária tem em relação a outras subsidiárias (por exemplo, 51% - 49%), e quem possui essas ações (a empresa mãe ou instituições financeiras).;
  2. Transferir ativos de empresas existentes para a nova;
  3. Obter a aprovação dos acionistas alterando a emissão de ações em filiais de acordo com o percentual de ações a serem emitidas em cada subsidiária (por exemplo, 51% - 49%);
  4. Obter aprovação através da mudança do capital social e da sede social da empresa holding.

A abertura de uma holding com uma filial (estrutura monista) é muito fácil. Para formar tal estrutura, basta transferir todos os ativos de uma empresa existente para sua subsidiária antes de solicitar a aprovação dos acionistas. A abertura de uma holding com duas ou mais subsidiárias (estrutura multinível) requer mais consideração devido às restrições regulamentares sobre concentração de propriedade e propriedade estrangeira, bem como outras considerações, tais como relatórios fiscais e financeiros. Portanto, recomenda-se buscar aconselhamento ou serviços profissionais ao criar tais estruturas.

Quanto custa para abrir uma empresa holding?

Os custos podem variar de acordo com o tipo de estrutura que é estabelecida. Sob a estrutura monista, são necessárias apenas 4-5 etapas que levarão de 1 a 2 meses para ser concluídas. A abertura de uma estrutura multinível exigiria 6-7 etapas e pode demorar até três meses devido aos riscos regulatórios relativos à concentração da propriedade. O custo para estabelecer ambas as estruturas está estimado em $2.000 - $3.000 (1 milhão de KRW - 1,5 milhões de KRW). Naturalmente, as taxas variam de acordo com cada circunstância individual.

Quais os benefícios de abrir um holding?

Uma holding é utilizada para gerenciar filiais sem qualquer autoridade direta sobre suas operações diárias. Esta estrutura também melhora a reputação da matriz ou lhe proporciona maior flexibilidade, especialmente quando seu principal negócio não está relacionado com a indústria da subsidiária. Por exemplo, uma holding que possui muitas subsidiárias (por exemplo, 10) poderia fornecer melhores serviços aos clientes operando cada subsidiária sob o nome de um grande grupo.

Se você planeja expandir seus negócios no exterior no futuro, seria benéfico utilizar uma holding, pois isso permitiria a administração de todas as operações internacionais sob um único guarda-chuva

A abertura de uma holding é necessária ao se registrar na Autoridade de Supervisão Financeira (FSA), que regula as instituições financeiras e as companhias de seguros; portanto, é importante que os empresários compreendam as vantagens e desvantagens de estabelecer tal estrutura em um estágio inicial do início de seus negócios.

Quais os riscos de abrir um holding?

Como uma holding não se envolve em atividades comerciais diretas, ela é relativamente livre de riscos em comparação com outros tipos de negócios. Entretanto, como a estrutura administrativa de uma holding com múltiplas subsidiárias é bastante complicada, existem riscos adicionais em termos de questões legais e de conformidade que surgirão devido à sua concentração de propriedade.

Para abrir um holding, é necessário contratar uma empresa de contabilidade?

Não, não é necessário. As demonstrações financeiras da empresa são preparadas por cada subsidiária ou pela própria holding. As únicas exigências para a abertura de uma holding são mudar seu capital social e sua sede social, o que pode ser facilmente realizado sozinho. Além disso, uma empresa de contabilidade não presta serviços de consultoria jurídica; portanto, a contratação de uma empresa não seria benéfica, a menos que também prestasse serviços de contabilidade.

Quais são os riscos de abrir uma holding com múltiplas filiais?

O estabelecimento de uma holding com duas ou mais subsidiárias envolve riscos adicionais relacionados a questões de conformidade relativas à concentração da propriedade sob certas condições. Por exemplo, se o proprietário das ações em 60% das empresas apoiadas por evidências for considerado sob os regulamentos da FSA como parte da propriedade concentrada (por exemplo, uma empresa unipessoal com uma participação de 60%), a holding pode precisar reduzir sua concentração de propriedade abaixo do padrão dentro de um certo período de tempo.

Saiba mais aqui: como abrir um empresa!

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.