Tudo que você precisa saber sobre cálculo de ganho de capital!

29/7/2021
calculo-de-ganho-de-capital

Para que entenda plenamente alguns assuntos contabilidade é essencial que saiba desde o início seu significado e origem, para que, posteriormente, possa qualificar ainda mais seus conhecimentos sobre a área.

O que é ganho de capital?

O ganho de capital é todo e qualquer lucro que tenha obtido na venda de casas, imóveis e apartamentos em geral, incluindo carros,  móveis e até mesmo ações financeiras.

O ganho de capital é, portanto, tudo aquilo que o contribuinte obtém por um determinado valor e com a sua venda têm uma quantia ainda maior do que a que é utilizada na compra.

Entendeu?

Quem é obrigado a declarar o ganho de capital?

É necessário que saiba que caso o valor da venda seja menor que R $440.000,00 independente do contribuinte ter notado ou não o ganho de capital não é necessário ser pago o Imposto de Renda sobre o valor da venda obtida.

Desde que seja um único imóvel residencial e o benefício não tenha sido usado nos últimos cinco anos.  

É obrigado a separar uma porcentagem específica do lucro se o saldo for positivo em cima da venda, ou seja, maior que R $400.000,00.

Os valores e porcentagens da alíquota já são pré definidos, portanto mantenha-se apenas atento aos valores que já estão estipulados para que pague corretamente o imposto de renda.

Porém, há outras regras importantes que oferecem a isenção de pagar o imposto de renda. Por exemplo:

  • Declarou a venda de uma única propriedade e após a transação adquiriu outro imóvel com o mesmo valor de ganho da venda anterior.

Mas, é preciso que não tenha tido outras transações de propriedade nos últimos cinco anos. Então, se você tem um histórico de venda e compra de diferentes imóveis nos últimos cinco anos, deverá sim, pagar imposto de renda.

Como fazer o cálculo de ganho de capital?

É preciso que saiba que, para fazer o cálculo de ganho de capital você deve estar atento ao tipo de transação que foi feita.

A parcela sobre o ganho de capital que será paga à Receita Federal é calculada para a venda de apartamentos e casas, veículos, móveis, ativos financeiros e ações.

Para cada tipo  de venda sobre o ganho de capital há a aplicação de alíquota determinada para cada ação. Veja abaixo.

Venda de imóvel

Será aplicado a alíquota de 15% sobre o lucro adquirido na negociação, por exemplo, caso você tenha tido R$ 200 mil de ganho capital na venda do imóvel (casa ou apartamento), você deverá pagar R $30.000 de imposto de renda.

Venda de veículo

A alíquota que será aplicada será de 15% sobre o lucro adquirido na venda de um veículo. Porém, fique atento ao seguinte detalhe: apenas os veículos vendidos acima de R $35 mil sofrem tributação.

Venda de ativos financeiros

O cálculo nesse caso poderá ser diferente. A alíquota é de 15% sobre o lucro de ações normais e até 20% sobre day trade e fundos imobiliários. Porém, fique atento. Há a isenção sobre as vendas inferiores a R $20 mil.

Qual a importância de saber sobre o cálculo ganho de capital?

Saber sobre o ganho de capital é essencial para que saiba quais são suas obrigações e deveres, quanto deve ser pago para cada tipo de venda e até mesmo seus limites e isenções.

Ao saber disso e, principalmente, saber realizar o cálculo ganho de capital favorece não só suas transações financeiras, mas também:

  • Evite estresse por conta das transações realizadas;
  • Faça o pagamento dos devidos valores para que não gaste mais que o estipulado pela Receita Federal.

Pagar o imposto de renda sobre o lucro ganho de capital não será uma tarefa exaustiva se souber o que está fazendo desde o início.

Por conta disso, é importante estar atento a isso quando for realizar a venda de algum imóvel, veículo, ações financeiras ou móveis.

Estando ciente do que se trata evita muitas dores de cabeça por conta de estar praticando o que não possui o mínimo de conhecimento.

Eu não sei fazer o cálculo sobre ganho de capital, o que fazer?

É importante que seja honesto consigo mesmo caso não possua confiança ou mesmo com este artigo ainda não saiba por onde começar a fazer o cálculo ganho de capital.

Se você está iniciando seus conhecimentos nesta área, vale a pena consultar um contador capacitado para tirar todas as suas dúvidas sobre os valores que deverão ser pagos, como é feito o cálculo ou até mesmo buscar mais informações sobre a melhor transação que pode ser feita.

Desta forma, você está capacitando-se para não cometer erros através de um profissional de confiança que já está habitualmente qualificado para tal assunto.

Contratar um contador é essencial para aqueles que não são praticantes de realizar o imposto de renda sobre o ganho de capital, portanto, quaisquer dúvidas que tenha é uma boa ideia levar a sua assessoria contábil para esclarecer tudo que precisa.

Onde encontrar uma boa assessoria contábil?

Se você está procurando por uma boa assessoria contábil que poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o imposto de renda sobre o ganho de capital, então a Solução Group é o escritório de contabilidade perfeito para resolver todos os seus problemas e dúvidas.

Os contadores disponibilizados pela Solução Group estão aptos para lidar com as declarações de imposto de renda, assessoria contábil, emissão de relatórios e diversos outros documentos e até mesmo serviços que são eficazes para cada tipo de tarefa que você precisa executar.

Ao contratar uma assessoria contábil de confiança não leva em conta apenas os honorários dos serviços prestados, mas também a qualidade com que é feito.

Desta forma, você qualifica suas entregas e responsabilidades perante o Governo e a Receita Federal.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.