Antecipação de distribuição de lucros

15/12/2021
antecipacao-de-distribuicao-de-lucros

O que é a distribuição de lucros?

A distribuição de lucros é uma forma de pagamento feita aos acionistas pela empresa. Ela ocorre quando os lucros são gerados, e é feita através da transferência de parte dos lucros para os acionistas da empresa.

A distribuição de lucros é um pagamento importante para os acionistas, uma vez que representa a recompensa pelo risco que eles assumiram ao comprar ações da empresa, e pela confiança depositada na mesma.

O que é antecipação de distribuição de lucros?

Antecipar a distribuição de lucros significa receber os lucros antes do previsto. Isso ocorre quando a empresa, por algum motivo, decide antecipar a distribuição de lucros aos acionistas.

Quais os motivos para a antecipação da distribuição de lucros?

A principal razão para a antecipação da distribuição de lucros é a necessidade de capital. Quando uma empresa enfrenta dificuldades financeiras, ela pode recorrer à antecipação da distribuição de lucros como forma de obter capital.

Outros motivos para antecipação da distribuição de lucros podem ser:

  • Prejuízos acumulados;
  • Necessidade de investimento;
  • Ausência de alternativas viáveis de financiamento;
  • Necessidade de capital para remunerar dívidas.

A antecipação da distribuição de lucros é uma medida que pode ser tomada pela empresa em momentos de crise financeira. Ela permite que a empresa obtenha capital de forma rápida, e mesmo que não seja suficiente para sanar todas as dificuldades, pode ser suficiente para colocar a companhia em uma situação mais confortável.

Como antecipar a distribuição de lucros?

Antecipar a distribuição de lucros é um processo simples. A empresa precisa apenas publicar uma resolução alterando os termos do pagamento dos lucros.

A antecipação da distribuição de lucros é uma medida que pode ser tomada pela empresa em momentos de crise financeira. Ela permite que a empresa obtenha capital de forma rápida, e mesmo que não seja suficiente para sanar todas as dificuldades, pode ser suficiente para colocar a companhia em uma situação mais confortável.

Dessa forma, a antecipação da distribuição de lucros pode ser um ótimo negócio para todos envolvidos, pois a empresa se fortalece e os acionistas recebem parte dos lucros antes do previsto.

Quem faz a antecipação da distribuição de lucros?

A antecipação da distribuição de lucros tem que ser aprovada por todos os acionistas. Por isso, o seu processo depende da forma como a empresa escolheu pagar seus dividendos.

No caso de Companhia Aberta (CA), a antecipação da distribuição de lucros é aprovada através de assembleia geral. Já no caso da Sociedade Anônima (SA), a aprovação ocorre na reunião do conselho de administração.

Como é feita a antecipação da distribuição de lucros?

A antecipação da distribuição de lucros é feita através da mudança nos termos dos pagamentos dos dividendos. A empresa paga ao invés de um valor fixo por ação, um percentual do lucro líquido realizado no exercício.

A antecipação da distribuição de lucros é aprovada através da assembleia geral.

Quais os benefícios da antecipação de distribuição de lucros?

Benefícios da antecipação de distribuição de lucros:

  • A empresa é compensada com uma quantia maior, na medida em que os novos valores pagos são maiores do que os anteriores;
  • A empresa recebe o capital necessário para seu funcionamento;
  • Os acionistas têm a possibilidade de resgatar parte do capital aplicado na empresa.

Além disso, a antecipação da distribuição de lucros pode ser uma forma de melhorar a imagem da empresa junto à comunidade. Os acionistas, uma vez que representam uma parcela do empreendimento e investem no mesmo, podem se sentir mais confiantes na capacidade da companhia de gerar lucro.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.