Análise de balanço

24/11/2021
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O que é análise de balanço?

A análise do balanço é um método de avaliação de uma empresa e como ela surgiu com a avaliação de suas ações. Basicamente, envolve olhar os componentes físicos de uma empresa e ver o que eles valem em termos de dinheiro. A maioria das pessoas usa esta técnica para ter uma ideia sobre o valor que poderia ser realizado se todos os ativos fossem liquidados, ou "vendidos". Embora possa haver algumas suposições usadas para itens intangíveis, tais como boa vontade, a análise do balanço baseia-se principalmente em números concretos, como preço de mercado e valor contábil.

Como é feita a análise do balanço?

Há muitos métodos diferentes que podem ser usados em uma análise de balanço, e é importante notar que a maioria envolve algum nível de especulação. Isto não significa que não tenha valor; afinal de contas, você poderia ganhar dinheiro especulando

Primeiro, você começaria somando o total de ativos no balanço patrimonial. Os ativos incluem dinheiro e investimentos (liquidez), edifícios, equipamentos (ativos fixos tangíveis, como carros ou computadores), inventário (ativos circulantes tangíveis, como alimentos ou petróleo), despesas pagas antecipadamente, contas a receber e outros itens que tenham valor acima de um ano. Todos esses itens têm algum tipo de valor no mercado hoje em dia. Se você quisesse obter mais informações técnicas sobre cada item, você se referiria ao balanço patrimonial encontrado no relatório anual do estoque.

A seguir, você retiraria todas as obrigações da empresa. Os passivos incluem contas a pagar (contas ainda não pagas), vencimentos atuais de dívidas de longo prazo (dinheiro devido com prazo entre um e cinco anos), dívidas de longo prazo (inclui hipotecas, títulos ou qualquer outro tipo de dinheiro que é devido após cinco anos), locações de capital, despesas acumuladas (dinheiro que a empresa deve, mas ainda não pagou), e outros itens como impostos diferidos e receitas não realizadas. Todos estes itens ou representam um pagamento real devido em algum momento dentro do próximo ano ou uma quantia de dinheiro emprestada de outra parte para a qual haverá pagamentos futuros.

Por que fazer a análise de balanço?

Este exercício é feito para ter uma ideia do valor líquido de todos os ativos duros da empresa. Algumas pessoas procuram comparar os valores de mercado de alguns itens, tais como títulos negociáveis e contas a receber, com seu valor contábil no balanço patrimonial. Normalmente, se o valor de mercado for superior ao valor contábil, as pessoas dirão que este pedaço do balanço deve ser reduzido. No entanto, é preciso considerar também se ele poderia ou não ser liquidado por seu verdadeiro valor de mercado. Além disso, os ativos são listados no balanço pelo seu custo original menos a depreciação acumulada (uma despesa não monetária que representa o desgaste). O valor real de um ativo pode ser muito diferente, dependendo de onde você o vende.

Quais os benefícios de fazer a análise de balanço?

Esta análise pode ser útil de várias maneiras, inclusive:

  1. Permite que você veja no que a empresa investiu fisicamente. Se ela fez bons investimentos, isto deve refletir positivamente no valor de suas ações; se investiu fortemente em investimentos ruins (como a infame Enron), isto deve lhe dizer algo sobre o tipo de hábitos de investimento que provavelmente continuarão;
  2. Esta também é uma boa maneira de comparar os ativos de uma empresa com os de outra. Por exemplo, se a empresa A possui US$ 10 milhões em imóveis e a empresa B possui US$ 15 milhões em imóveis, então mesmo que os valores de ambas as empresas possam ser semelhantes, a empresa B provavelmente se vê como sendo mais valiosa porque possui mais imóveis para gerar renda de aluguel;
  3. Finalmente, esta análise lhe dá uma ideia da capacidade da empresa de pagar suas contas a curto prazo (um ano). Se ela tiver uma grande quantidade de contas a receber em seu balanço patrimonial, por exemplo, pode ter problemas de liquidez, pois estes ativos estão vinculados a dívidas que não estão sendo pagas. Tente comparar este número com o de outras empresas para ter uma ideia de quanta liquidez cada empresa tem em mãos.

Saiba mais também em Balanço Patrimonial.

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