ABC recursos humanos e contabilidade em São Caetano do Sul

24/11/2021
abc-recursos-humanos-e-contabilidade-em-sao-caetano-do-sul

O que é contabilidade?

A contabilidade é uma ciência social que estuda a gestão empresarial. Através dela, você pode analisar, planejar e executar todas as operações financeiras de uma organização. A contabilidade é essencial para todas as empresas para sua avaliação, controle financeiro, tomada de decisões econômicas, provisões para contingências e também porque é exigida por lei em alguns casos.

A contabilidade tem duas funções principais: manutenção de registros ou balanço (que são registrados a cada transação), o que garante a confiabilidade dos dados; função de controle, analisando relatórios preparados por contadores que podem detectar problemas suficientemente cedo para tomar medidas corretivas.

O que são recursos humanos?

Recursos Humanos (RH) integram várias áreas como recrutamento, treinamento / desenvolvimento profissional, recompensas e benefícios, aspectos relacionais entre funcionários que trabalham juntos, requisitos legais relacionados às leis trabalhistas, etc. As pessoas são o maior patrimônio de qualquer empresa, por isso é importante ter cuidado na gestão de recursos humanos. Os recursos humanos envolvem as habilidades e o conhecimento das pessoas dentro das empresas. Sem trabalhadores devidamente treinados, seria difícil para as empresas manter a produtividade. Para administrar adequadamente os recursos humanos, as pessoas devem sempre seguir estes passos:

Recrutamento

O processo tem várias etapas que variam dependendo do tamanho da organização e da complexidade de cada perfil. Geralmente inclui anúncios de vagas em jornais ou websites, entrevistas de emprego por vários gerentes envolvidos nas decisões de contratação, testes de emprego se necessário e, finalmente, fazer uma escolha final para um cargo. Treinamento / Desenvolvimento Profissional - É importante treinar os funcionários para desenvolver suas habilidades e habilidades para eles não apenas aumentar o conhecimento, mas também ajudar a alcançar melhores resultados. Este processo deve ser claramente definido no manual da empresa. Pode incluir oficinas, cursos ou mesmo um programa de aprendizagem. Recompensas e benefícios - Estes são mecanismos que as empresas utilizam para recompensar os funcionários pelos bons resultados alcançados em seu trabalho. Uma recompensa pode ser na forma de dinheiro, dias de férias pagos, bônus de aniversário ou simples gestos de agradecimento por um trabalho bem feito.

Relações entre funcionários

O ambiente entre funcionários deve ser amigável para que eles não se sintam desconfortáveis uns com os outros no trabalho. Às vezes surgem mal-entendidos porque não há comunicação dentro das equipes. É essencial ter um planejamento adequado para evitar que estes problemas surjam, já que as pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando juntas. Exigências legais referentes à legislação trabalhista - As empresas devem cumprir todas as exigências da legislação trabalhista referentes aos trabalhadores. Dentro destes requisitos estão normalmente a folha de pagamento, o seguro saúde, o horário de trabalho e muitos outros que as empresas devem cumprir para atender às normas da lei.

Como a contabilidade e os recursos humanos estão relacionados?

A contabilidade faz parte do departamento de recursos humanos, pois é essencial controlar os custos dos diferentes aspectos sobre os quais esta função se concentra. Por exemplo, o treinamento deve ser coordenado com o investimento em pessoas para que haja um retorno sobre esses gastos; os salários devem ser baseados nas condições de mercado; o reconhecimento dos benefícios sociais proporcionados a cada funcionário deve ser mantido ou ajustado de acordo com as taxas de inflação etc.

O departamento de recursos humanos, por sua vez, faz parte da função contábil que fornece apoio na análise dos custos e despesas a serem controlados. Por exemplo, se você analisar relatórios que incluam todos os funcionários (salários + benefícios), será possível determinar quem são as pessoas com maior custo para a empresa para que ela possa tomar medidas como reclassificação ou transferência.

Quer receber conteúdos específicos de contabilidade?
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.